Topo

Esse conteúdo é antigo

Comerciante é morta em assalto a poucos metros dos pais, em Itanhaém (SP)

Alessandra Tomie, de 41 anos, foi executada a tiros em frente aos pais, numa praça em Itanhaém - Reprodução/Redes Sociais
Alessandra Tomie, de 41 anos, foi executada a tiros em frente aos pais, numa praça em Itanhaém Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Maurício Businari

Colaboração para o UOL, em Santos

04/10/2021 19h20

Uma comerciante de 41 anos foi morta na frente dos pais em uma praça na cidade de Itanhém, litoral de São Paulo, na noite de sábado (2). Ela foi cercada por cinco homens armados durante assalto, mas foi baleada após se recusar a entregar a chave do carro que conduzia, a poucos metros de onde encontraria os pais, que ainda estavam trabalhando.

Alessandra Tomie Watanabe Kokubun Fagundes chegou de carro à Praça Benedicto Calixto, no Centro, onde a família possui um box comercial. Nesse momento, ela foi abordada pelos criminosos, que chegaram num veículo Gol. Ela entregou os pertences mas, segundo testemunhas, se recusou a dar a chave do seu automóvel, um Tiggo 5X TXS.

Um deles chegou a segurá-la pelo braço e gritar, o que teria feito pessoas presentes confundirem a ação com uma briga de casal. Quando uma testemunha se aproximou do grupo para intervir, os assaltantes efetuaram disparos, gerando pavor na praça — com várias pessoas se jogando no chão.

Dois dos tiros acertaram Tomie, no abdômen e na cabeça. Ela caiu na praça, nas proximidade do local de trabalho dos pais e foi socorrida à Unidade de Pronto Atendimento no município, mas não resistiu aos ferimentos.

A vítima foi sepultada ontem, no cemitério da cidade. Uma amiga da comerciante, que pediu para não ter o nome revelado, disse ao UOL que os pais da comerciante estão arrasados e que a falta de segurança vem preocupando os moradores.

"Não é possível que a gente precise passar por momentos de horror como esse para que as autoridades tomem providências. Itanhaém sempre foi uma cidade sossegada, mas pelo jeito não é mais. Ninguém está seguro aqui", afirmou.

Este é o segundo latrocínio ocorrido no município em pouco mais de uma semana. No dia 24 de setembro, uma adolescente de 17 anos e um pedreiro foram mortos em uma casa de veraneio na orla da praia, após um assalto. A irmã, de 12 anos, e a mãe, também foram baleadas. Quatro adultos foram presos e um adolescente, apreendido pelo crime.

Criminosos incendiaram o carro da vítima, encontrado por policiais militares - Reprodução/Polícia Militar - Reprodução/Polícia Militar
Levado pelos criminosos, o carro da vítima foi encontrado incendiado a 10 km da praça onde Tomie foi morta
Imagem: Reprodução/Polícia Militar

Investigação e segurança

Câmeras de monitoramento da prefeitura de Itanhaém flagraram os veículos envolvidos no crime em fuga após o crime. Os suspeitos seguiram pela região do bairro Baixio, em direção à rua Urcezino Ferreira. Segundo o secretário de Trânsito e Segurança de Itanhaém, Milton Campos, as imagens já foram fornecidas à polícia. "Estamos colaborando desde o momento da ocorrência para que os envolvidos sejam capturados", disse.

O veículo foi encontrado incendiado horas após o assalto, na Rua Vinte e Um, a 10 km de distância. Segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo, após atear fogo ao carro, os suspeitos fugiram em um Golf azul, em direção à Rodovia Padre Manoel da Nóbrega.

Na manhã de hoje, o prefeito Tiago Cervantes (PSDB) se reuniu com os comandantes das polícias Civil e Militar no município, para discutir ações imediatas no combate à criminalidade. À tarde, esteve com o secretário de Desenvolvimento Regional do Estado, Marcos Vinholi, para cobrar ações na área da segurança.

"Estou inconformado com o episódio de violência que vitimou a Tomie", afirmou o prefeito, por meio de nota. "Me solidarizo com todos os familiares e amigos deste crime brutal. Estou cobrando e acompanhando, junto às autoridades estaduais, o andamento das investigações, para que esses bandidos sejam presos o quanto antes".