Topo

Esse conteúdo é antigo

Fotógrafo mostra 'bastidores' de expedição com sucuri em Mato Grosso do Sul

Sucuri é vista por grupo de fotógrafos em Bonito, cidade do Mato Grosso do Sul - Daniel De Granville
Sucuri é vista por grupo de fotógrafos em Bonito, cidade do Mato Grosso do Sul Imagem: Daniel De Granville

Do UOL, em São Paulo

10/10/2021 18h46Atualizada em 11/10/2021 16h12

O fotógrafo e biólogo Daniel de Granville compartilhou vídeo que mostra o momento em que seu colega Eli Martinez se aproxima de uma sucuri de 6 m para fotografá-la. Nas imagens, a cobra, com a barriga cheia, não parece se movimentar.

A foto foi feita em setembro, quando há mais chances de encontrar cobras na região de Bonito, explicou Granville ao Jornal MidiaMax.

"A temporada é relativamente curta, somente durante nosso inverno [de julho a setembro], então nossas expedições só ocorrem neste período. Em 2020, devido à pandemia, decidimos cancelar todas as operações e as retomamos somente agora, após um intervalo de dois anos".

O fotógrafo Eli Martinez também publicou a foto com a sucuri nas redes sociais e complementou: "Ela [a sucuri] está exibindo sua barriga cheia, que vai digerir ao longo do próximo mês".

Granville trabalha há 14 anos na região de Bonito com expedições e diz que o local tem condições únicas. "Em nenhuma outra parte do planeta é possível encontrar sucuris nadando em águas cristalinas", disse ele ao Mídia Mix. "Na Amazônia, por exemplo, existem grandes sucuris também, mas os rios onde elas vivem são de águas naturalmente escuras e turvas, com pouca visibilidade".

Ele também contou que nunca foi atacado por uma sucuri. "Em geral, quanto maiores elas são, mais tranquilo é seu comportamento".