Topo

PCC


PCC

O que se sabe sobre a ligação entre o PCC e a chacina no Paraguai

Herculano Barreto Filho

Do UOL, em São Paulo

13/10/2021 15h33Atualizada em 13/10/2021 18h58

A polícia investiga a ligação entre o PCC (Primeiro Comando da Capital) e sete homicídios na fronteira entre o Brasil e o Paraguai nos últimos dias. Uma chacina no sábado (9) deixou quatro mortos na saída de uma casa noturna em Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia que faz divisa com a brasileira Ponta Porã (MS). Seis brasileiros foram presos por suspeita de envolvimento no crime.

O caso ocorreu um dia após o assassinato do vereador Farid Charbell Badaoui Afif, morto a tiros em Ponta Porã (MS). No Paraguai, o corpo de um policial federal foi encontrado na noite desta terça-feira (12) dentro de um carro. Hoje, um homem morreu e outros dois se feriram —entre eles, um vereador paraguaio.

Filha de governador entre as vítimas

A polícia investiga se o crime cometido por homens que dispararam mais de cem tiros de fuzil em frente a uma casa noturna foi orquestrado pela facção criminosa de São Paulo. Investigadores paraguaios apuraram que o alvo da chacina era um homem suspeito de ter delatado 14 membros da cúpula da quadrilha.

Um vídeo obtido pelo UOL com imagens de uma câmera de segurança mostra o momento do assassinato, cometido em menos de dez segundos. É possível ver três suspeitos armados, que descem de uma caminhonete do outro lado da rua e seguem na direção das vítimas para atirar.

Apontado pelas investigações como alvo do atentado, Osmar Vicente Alvarez Grance, o Bebeto, foi atingido por 31 tiros. Com idades entre 18 e 22 anos, Kaline Reinoso de Oliveira, Rhamye Jamilly Borges de Oliveira e Haylee Carolina Acevedo Yunis, filha de Ronald Acevedo, governador de Amambai, no Paraguai, também morreram ao serem atingidas pelos disparos.

Prisão de chefe do PCC pode estar por trás do crime

Segundo investigadores paraguaios, Osmar, suposto alvo da ação, era dono de uma lavanderia onde 14 membros da cúpula do PCC foram presos em 23 de março deste ano com armas, munição e dinheiro vivo.

Um deles era Weslley Neres dos Santos, o Bebezão, apontado na época como um dos chefes da facção criminosa na região da fronteira entre o Brasil e o Paraguai.

A captura foi feita em uma ação conjunta entre Polícia Federal do Brasil e agentes da Senad (Secretaria Nacional Antidrogas) do Paraguai. De acordo com a investigação paraguaia da chacina, Osmar era apontado como suspeito de ser o informante responsável pelo vazamento das informações sobre o encontro onde os criminosos foram capturados.

Suspeito por ataque em Araçatuba

Um documento da Polícia Federal obtido pelo colunista Josmar Jozino, do UOL, indica que um informante repassou a informação de que Bebezão havia assumido o posto de chefe do PCC após a prisão de Giovanni Barbosa da Silva, o Koringa, detido em janeiro deste ano. O documento mostra ainda uma foto com os 14 integrantes da facção presos na lavanderia.

Um deles era Willian Meira do Nascimento, o Bruxo, que chegou a obter a liberdade antes de ser preso novamente. Ele é apontado como suspeito de ter participado do mega-assalto com drones, fuzis e explosivos ocorrido na madrugada de 30 de agosto em Araçatuba (SP), que tinha como alvo principal uma quantia de R$ 90 milhões em cédulas armazenadas em uma sala-cofre do Banco do Brasil, conforme revelou o UOL.

Bilhete foi deixado na cena do crime - Reprodução/Twitter/La Nación Paraguay - Reprodução/Twitter/La Nación Paraguay
Bilhete foi deixado na cena do crime
Imagem: Reprodução/Twitter/La Nación Paraguay

Bilhete próximo a corpo de policial federal morto

O corpo do policial federal paraguaio Hugo Ronaldo Acosta, de 32 anos, foi encontrado na noite desta segunda-feira (12) em Pedro Juan Caballero, no Paraguai.

De acordo com o jornal La Nacion, a vítima estava uniformizada dentro de um carro aparentemente a caminho de casa quando foi alvo de um atentado a tiros.

Os tiros atingiram uma casa, onde foi deixado um bilhete em português: "Para de oprimir a população lá dentro porque vamos pegar vocês como pegamos anteriormente os companheiros seus", diz o texto.

Segundo o delegado Carlos Miguel López Russo, os policiais conseguiram identificar o suposto autor do crime, que já se encontra sob custódia das autoridades, por meio das gravações feitas pelas testemunhas.

López Russo ainda afirmou que não está descartada relação entre o assassinato e os homicídios ocorridos nos últimos dias na fronteira entre Brasil e Paraguai.

Vereador paraguaio vítima de emboscada

Hoje, homens armados desceram de suas motos para atirar em Capitán Bado, cidade paraguaia próxima de Pedro Juan Caballero. Baleado na cabeça e no peito, um homem identificado como Juan Bosco Gomez não resistiu aos ferimentos.

Contudo, investigadores acreditam que o alvo do ataque era o vereador Ismael Valiente. Atingido no rosto e no braço, o político foi levado às pressas para um hospital, onde permanece internado. Hermenegildo Lopez, 84, que levou um tiro em uma das pernas, também sobreviveu.

Quem são os presos investigados por chacina

Hywulysson Foresto, Juares Alvers da Silva, Luis Fernando Armando e Silva Simões, Gabriel Veiga de Sousa, Farley José Cisto da Silva Leite Carrijo e Douglas Ribeiro Gomes foram presos por suspeita de participação na chacina do último sábado. Também foram apreendidos três carros.

Segundo a polícia, as detenções ocorreram numa casa que fica na área conhecida como Villa Estefan de Amambay, de onde teria saído o veículo com o qual os supostos pistoleiros viajaram para cometer o crime. O UOL não localizou a defesa dos suspeitos para que eles relatassem a sua versão sobre o caso.

PCC