Topo

Esse conteúdo é antigo

Fim de semana terá chuva forte e rajadas de vento de até 100 km/h no Brasil

Chuvas podem ser bom sinal para o Sistema Cantareira Imagem: ROBERTO CASIMIRO/FOTOARENA/ESTADÃO CONTEÚDO

Do UOL, em São Paulo

15/10/2021 12h06

O fim de semana começa em estado de atenção para estados do Sul e alguns do Sudeste e Centro-Oeste. A previsão é que uma chuva volumosa ocorra a partir de hoje em diversas localidades e há possibilidade de queda de granizo e rajadas de vento entre 60 a 80 km/h, segundo a Climatempo.

O fenômeno ocorre por conta do deslocamento de uma zona de instabilidade do Paraguai e o avanço de uma frente fria advinda do sul. A junção de ambos eventos contribui para a formação de nuvens muito carregadas.

As chuvas mais intensas são previstas para o interior do estado de São Paulo, áreas do extremo sul de Mato Grosso do Sul, incluindo a região da capital Campo Grande, e por todo o noroeste, oeste e sul do Paraná. A intensidade deve diminuir no domingo (17), ainda que mais precipitações possam ocorrer ao longo da próxima semana.

O Sul do país também será bastante afetado com raios e tempestades. O centro-oeste do Paraná e de Santa Catarina e áreas do norte e noroeste gaúcho, podem ter rajadas de vento intensas, chegando a 100km/h, segundo a Climatempo.

Situação na Cantareira

No sábado (9), o nível do Sistema Cantareira, que atende a Grande São Paulo, atingiu 29% de sua capacidade, o menor volume já registrado nos últimos cinco anos, de acordo com o boletim diário da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). A chegada das chuvas na região pode aliviar a crise hídrica que o estado enfrenta, caso as tempestades atinjam os reservatórios em grande volume.

A previsão é que os municípios onde estão as seis represas que compõem o sistema também sejam afetados pelas chuvas neste fim de semana. Franco da Rocha, Caieiras, Piracaia e Nazaré Paulista devem enfrentar pancadas de chuva hoje, com o tempo propício para mais precipitações a qualquer momento do dia até a próxima quinta (21), quando o sol abre.

Vargem e Jacareí, por sua vez, devem ter pancadas de chuva hoje e períodos com tempo nublado com chuvas ocorrendo a qualquer hora nos próximos dias. Na quarta (20), o tempo volta a abrir.

Apesar das chuvas de ontem em São Paulo, não houve grandes alterações no volume operacional do Sistema Cantareira entre ontem e hoje, segundo dados do Portal dos Mananciais da Sabesp.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Fim de semana terá chuva forte e rajadas de vento de até 100 km/h no Brasil - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano