Topo

Esse conteúdo é antigo

Detento foge nadando de presídio no ES e escapa de tiros de agentes; veja

Vinícius Rangel

Colaboração para o UOL, em Vitória

27/10/2021 15h01Atualizada em 27/10/2021 15h01

Um detento da penitenciária semiaberta de Linhares (ES) conseguiu fugir nadando por uma lagoa no norte do estado. Um vídeo que circula nas redes sociais, gravado por um pescador na tarde de ontem, flagrou o momento em que o fugitivo escapa do local.

De acordo com a Sejus (Secretaria Estadual de Justiça), o interno que cumpria pena por tráfico de drogas na penitenciária regional, realizava atividades internas na unidade prisional. Em determinado momento ele conseguiu cortar o alambrado, pulou o muro e caiu na lagoa.

No vídeo, o pescador mostra o detento nadando na lagoa Interlagos. Disparos de arma de fogo são ouvidos e teriam sido efetuados por inspetores penitenciários na tentativa de impedir a fuga.

O interno conseguiu seguir o fluxo da lagoa e desapareceu. Policiais militares foram acionados e juntos com outros agentes chegaram a fazer buscas pela região, mas o detento não foi localizado.

Em nota, a Sejus informou que o fugitivo estava na fase final de cumprimento da pena na unidade. Ele tinha um alvará de soltura previsto para ser liberado no mês de fevereiro do ano que vem.

O órgão ainda informou que "uma sindicância será aberta pela Corregedoria para apurar as circunstâncias da fuga. O fato foi comunicado às autoridades policiais e aos demais órgãos que compõem o sistema de justiça", finalizou a nota.

A fuga do detento chamou atenção de moradores e comerciantes da região que ficaram assustado com a notícia.

"Tá certo que o presídio fica um pouco distante da cidade, mas a gente fica com medo. A gente não sabe para onde ele pode ter ido e o que ele é capaz de fazer. Precisam achar ele logo", contou a empresária Marluce Regina Costa.