Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo mostra desespero em acidente com morte em parque de diversões de Itu

Colaboração para o UOL, em São Paulo

29/10/2021 13h15Atualizada em 30/10/2021 12h03

Um vídeo gravado por testemunhas, mostra o desespero das pessoas após um homem morrer ao cair de e ser esmagado por um brinquedo em um parque de diversões no bairro Cidade Nova II, em Itu, interior de São Paulo, na noite de ontem. Outras cinco pessoas ficaram feridas.

As imagens, feitas por uma pessoa que também se divertia no parque, mostram os segundo após a queda de William Ribeiro, de 29 anos, da atração chamada "Superman".

Muitas pessoas aparecem correndo e gritando, enquanto outras tentam socorrer o rapaz e os outros feridos. É possível ouvir também que muitos começam a pedir por socorro e chamam ambulâncias.

Segundo a SSP-SP (Secretaria de Segurança Pública de São Paulo), foi relatado que a grade de segurança do brinquedo foi aberta em funcionamento. O operador interrompeu a atividade e, neste momento, William caiu e acabou sendo esmagado pela estrutura do brinquedo. Ele foi socorrido, mas não resistiu.

Um operador de empilhadeira, de 24 anos, e um ajudante geral, de 33, ambos funcionários do local, serão investigados.

Wilian - Reprodução/Facebook - Reprodução/Facebook
William Ribeiro de Oliveira, de 29 anos, enviou foto antes da morte para os amigos
Imagem: Reprodução/Facebook

O caso foi registrado como homicídio e lesão corporal pelo plantão da delegacia da cidade, que solicitou perícia ao IML (Instituto Médico Legal) e ao IC (Instituto de Criminalística). Os feridos foram socorridos e levados para diferentes unidades de Saúde do município.

O responsável pelo parque, que viaja por diversas cidades, alegou que o homem morto no acidente ficou de pé no brinquedo e que a atração não tinha problemas de funcionamento, em entrevista à TV Tem.

"O erro não foi do brinquedo. O pessoal deu uma olhada no equipamento e viu que está tudo ok. Infelizmente, o rapaz foi andar de forma incorreta, querer ficar em pé, não sei se foi para tirar selfie, eu não sei dizer exatamente, mas ele foi orientado a sentar. Ele sentou e, depois, quando o equipamento rodou novamente, ele ficou em pé, caiu no chão. Aí o equipamento freou rapidamente, mas não foi o suficiente para poder parar e 'catou' ele", disse ele, que não foi identificado pela emissora.

Ele também afirmou que dará suporte à família.

O UOL tenta contato com a família de William e atualizará a reportagem assim que houver um posicionamento.

O que diz o parque

Em nota, o a direção do SuperPark disse que "lamentamos profundamente o acidente" e que estão "prestando toda a assistência à família da vítima, assim como fornecendo todas as informações necessárias às autoridades competentes".

"Todas as atrações, bem como o brinquedo Superman, onde aconteceu o acidente e que estava com a trava fechada, seguem as normas aplicáveis, e nossos profissionais são especializados e treinados para o pronto atendimento aos seus visitantes", diz o texto.

"Informamos que o parque aguardará a apuração dos fatos e o laudo da perícia e seguirá prestando todo o auxílio necessário à família da vítima, reforçando seu compromisso com a verdade."