Topo

Esse conteúdo é antigo

Da praia à igreja: Temporais levam jacarés a várias áreas urbanas pelo país

Avistamentos de jacarés no meio urbano estão ficando frequentes nas últimas semanas no Brasil - Reprodução/ Twitter
Avistamentos de jacarés no meio urbano estão ficando frequentes nas últimas semanas no Brasil Imagem: Reprodução/ Twitter

Do UOL, em São Paulo

31/10/2021 06h00

Nas últimas semanas, diversos jacarés foram vistos em perímetros urbanos pelo país. Além das tradicionais questões como diminuição de seu habitat e proximidade com áreas de mata, os temporais que atingiram diversas cidades tornaram o cenário propício para que os répteis desfilassem em ruas, praias e até igrejas, posando para lentes de curiosos que divulgaram os registros nas redes sociais.

Eis aqui 8 exemplos dos "bichões" no centro dos holofotes:

1. 'Arma animal'

O caso que abrimos essa lista é um dos mais intrigantes: um homem usou um filhote de jacaré como "arma" durante uma briga, na Praia da Macumba, no Rio de Janeiro. No vídeo, é possível ver um homem segurando o réptil, tentando induzi-lo a morder outro banhista, com quem ele teve um desentendimento. Um guarda-vidas tenta separar os dois para evitar que eles e o animal ficassem feridos.

O profissional conseguiu conter a confusão e os bombeiros libertaram o animal no Parque Natural Municipal do Marapendi, na Barra da Tijuca.

2. Serviço de jardinagem?

Já que falamos em Barra da Tijuca, região carioca que tem duas áreas de preservação próximas, o bairro também foi palco do "desfile" de jacaré, no jardim de uma residência no começo deste mês.

O bicho estava escondido em um arbusto e deu trabalho para o Corpo de Bombeiros, tentando atacar os profissionais mesmo amarrado. A espécie jacaré-de-papo-amarelo tem sido vista com frequência na Barra da Tijuca, no Recreio e em Jacarepaguá, a reprodução e alimentação desses jacarés ocorre em lagoas da região.

foto 2 - Reprodução/ YouTube - Reprodução/ YouTube
Jacaré deu trabalho para militares do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro
Imagem: Reprodução/ YouTube

3. Pouco amável

Um homem foi atacado por um jacaré enquanto nadava no Lago do Amor, em plena capital, Campo Grande (MS). Um vídeo mostra ele saindo andando e com um dos braços machucado. Ele precisou de atendimento médico.

Ataques desses animais não são comuns, e especialistas afirmam que, quando eles ocorrem, se deve a ativação de mecanismos de defesa seja dos filhotes, seja dos seus alimentos ou ainda se ele se sente acuado.

4. Uma sentada no mínimo diferente

Foi sentando em cima de um jacaré que o peixeiro Roberto Pereira da Silva, de 50 anos, decidiu conter o animal e esperar pelo resgate. Com cerca de dois metros, o réptil foi gravado por moradores andando nas ruas do bairro de Trindade, em São Gonçalo (RJ).

foot 4 - Reprodução de vídeo/Arquivo Pessoal - Reprodução de vídeo/Arquivo Pessoal
Roberto sentou sobre o jacaré e aguardou a chegada dos bombeiros
Imagem: Reprodução de vídeo/Arquivo Pessoal

5. Água benta?

Depois de fortes chuvas em Parauapebas, no Pará, com direito a alagamentos, um jacaré subindo a escadaria de uma igreja virou o retrato perfeito da época de temporais. Os próprios moradores contiveram o espécime, comum nas proximidades da cidade, conhecida por abrigar a Floresta Nacional de Carajás.

6. Quase um desfile

Se existisse o Jacaré Fashion Week, certamente esse exemplar, que "desfilou" por uma rua do bairro do Timbi, em Camaragibe (PE), estaria entre os modelos. Sem se importar com o público que gravava seu caminhar, o animal passa e segue caminhando com rumo desconhecido.

Coincidência ou não, a Agência Estadual de Meio Ambiente do estado recebeu um jacaré-de-papo-amarelo, espécie mais comum em Pernambuco, medindo 2,55 metros e 76,4 quilos. O exemplar estava em um terreno atrás da Prefeitura de Camaragibe. Quem será que ele estava procurando?

foto 6 - Reprodução/ Facebook/ Camaragibe Agora - Reprodução/ Facebook/ Camaragibe Agora
Jacaré apareceu "passeando" em uma rua da cidade de Camaragibe, no Grande Recife (PE)
Imagem: Reprodução/ Facebook/ Camaragibe Agora

7. Batatinha frita

Um, dois, três filhotes de jacaré foram capturados em apenas oito dias no bairro Monte Sião, em Montes Claros (MG). Um dos casos, registrado no sábado (23), estava no quintal de uma residência e foi levado para o CETAS (Centro de Triagem de Animais Silvestres), para ser avaliado e devolvido à natureza.

8. Alfredo

O jacaré Alfredo, que costuma ficar na Lagoa Central, na cidade de Lagoa Santa (MG), chamou a atenção quando resolveu dar um passeio pelas ruas da cidade, na última quinta-feira (28).

"Gordo", segundo alguns internautas, o animal foi a sensação da cidade. "De repente a lagartixa gigante aparece do nada na estrada", brinca um usuário do Twitter.