Topo

Esse conteúdo é antigo

Mulher tem velório com 'disputa' por buquê e é cremada com milho de pipoca

Funcionário de funerária imitou tradição de jogar buquê, como em casamentos, para brincar com "quem seria o próximo" Imagem: Reprodução/TikTok

Pietra Carvalho

Do UOL, em São Paulo

11/11/2021 18h57Atualizada em 07/12/2022 13h06

Bertile Leal Ferreira fez sucesso no TikTok com uma lista de exigências inusitadas para a despedida de amigos e familiares depois de sua morte. A mulher, de 65 anos, que faleceu em 7 de novembro, na cidade de Curitiba (PR), pediu para ser cremada com milho de pipoca dentro do caixão e que um buquê de flores fosse jogado para as pessoas presentes em seu velório, como na tradição feita pelas noivas em casamentos, mas, dessa vez, para saber "quem é o próximo".

Os desejos viralizaram graças aos vídeos postados pela sobrinha de Bertile, Ariadne Leal, de 20 anos. A estudante conta que a tia foi diagnosticada com inúmeros problemas de saúde ao longo da vida, enfrentando um câncer por três vezes, sessões de hemodiálise três dias por semana, a colocação de duas pontes de safena e uma retirada de vesícula. Mas o humor sempre foi a ferramenta da aposentada para encarar o quadro médico complicado.

"A gente já sabia há algum tempo que poderia acontecer, porque desde os 37 anos ela enfrentava vários problemas de saúde. Mas como ela era uma pessoa bem-humorada, ela já falava as coisas que queria que a gente fizesse quando falecesse, porque, apesar de tudo, ela nunca queria tristeza; ela tirava sarro da própria situação", detalhou Ariadne em conversa com o UOL.

A estudante conta que a Bertile convivia com um inchaço constante na barriga, consequência de suas complicações de saúde que a impediam de beber líquidos, com a ingestão de água apenas por cubos de gelo. Mesmo ao encarar olhares incômodos de estranhos, a mulher continuava com as piadas.

"Ela saía na rua e as pessoas começavam a encarar, porque viam uma pessoa mais de idade e que parecia grávida. Ela fazia de propósito, para as pessoas encararem mesmo, ela não queria que ninguém sentisse pena", conta a sobrinha.

Apesar dos inúmeros problemas de saúde, que incluíram um diagnóstico de covid-19 no último ano, foi um derrame que levou à morte de Bertile, no último sábado (6). A família decidiu respeitar os planos da aposentada e pediu o milho de pipoca e o buquê a funerária.

"Acho que eles já estão bem acostumados com isso, a receber pedidos inusitados, então a gente conversou com eles e foi super tranquilo, eles gostaram da ideia; até foi o moço da cerimônia que jogou o buquê, porque a gente não queria pegar", lembrou Ariadne, destacando que todos os presentes fugiram do arranjo de flores, que caiu no chão.

"A gente colocou milho ao redor dela e pipoca de micro-ondas também, que já tinha o óleo e tinha mais chance de estourar. E falta realizar mais um (desejo): ela quer que a gente jogue as cinzas dela em um morro", diz a estudante, que também destaca que os comentários em seu TikTok, que ganhou mais de 4 milhões de visualizações em dois dias, ajudaram no processo de luto da família.

"É fácil lidar porque muita gente está apoiando, falando que ela era uma pessoa muito divertida, tinha até gente pedindo para entrar na família", conta.

A filha de Bertile, Daniele Ferreira, também disse ter ficado feliz com a repercussão dos pedidos da mãe.

"Em vida, ela era uma pessoa extraordinária, muito forte, apesar dos problemas de saúde, desbocada que só, tinha os próprios repertórios de palavrões e respostas diretas, sem papas na língua, não levava desaforo para casa mas tirava a própria roupa se fosse preciso ajudar alguém. Acho que ela iria gostar da repercussão, teria se divertido", opinou.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Mulher tem velório com 'disputa' por buquê e é cremada com milho de pipoca - UOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao UOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade


Cotidiano