Topo

Esse conteúdo é antigo

Olavo de Carvalho volta aos EUA e diz: 'Não vou esperar o MP me convocar'

Olavo de Carvalho - Reprodução/Youtube
Olavo de Carvalho Imagem: Reprodução/Youtube

Colaboração para o UOL, no Rio

17/11/2021 11h36Atualizada em 18/11/2021 16h24

O guru bolsonarista Olavo de Carvalho, 74, anunciou na terça-feira à noite em suas redes sociais que já está de volta à sua residência, no estado norte-americano da Virgínia. O escritor estava internado desde agosto em São Paulo. Ele é cardiopata e, desde julho, já foi submetido a diversos tratamentos, uma cirurgia na bexiga e um cateterismo de emergência. No último dia 9, a Polícia Federal intimou Olavo por meio de sua defesa, mas recebeu a resposta de que ele estava sob tratamento de saúde, como informou a Folha de S.Paulo hoje.

A volta para os Estados Unidos ocorreu sem qualquer aviso prévio. De acordo com o escritor, foi oferecido a ele um "voo repentino" para que embarcasse em "15 minutos".

"A coisa foi tão rápida que eu não pude nem me despedir do pessoal do hospital onde eu estava, que já não era o InCor, era um hospital particular. Eu não fui (embora) escondido de ninguém, simplesmente tinha assim: 'Embarca agora, ou esqueça, não vai ter outro voo para você'. Eu fui, entrei no avião e viemos para cá", disse Olavo.

Depois de passar algumas vezes pelo InCor (Instituto do Coração), Olavo foi internado em um hospital particular. Sua primeira entrada no InCor é alvo de investigação pelo MPSP (Ministério Público do Estado de São Paulo), que suspeita que o escritor possa ter tido algum favorecimento para ser atendido na unidade pública.

O inquérito foi aberto pelo MPSP com base em reportagens do jornal Folha de S. Paulo e do portal Metrópoles, que informaram que o escritor viria para o Brasil para dar continuidade a um tratamento médico e que já tinha uma consulta agendada com um especialista do hospital.

Não havia segredo nenhum, favorecimento nenhum. O doutor (José Antonio Franchini) Ramires (cardiologista do InCor) não me conhecia, nunca tinha me visto mais gordo, e me admitiu lá como admitiria qualquer outro paciente.
Olavo de Carvalho

O escritor disse que, como estava internado, o MPSP não o convocou para depoimento sobre a investigação. Segundo Olavo, o Ministério Público iria esperar sua recuperação para ouvi-lo.

"Não chegaram a convocar. E eu falei: 'Não vou ficar aqui sentado, esperando que eles me convoquem algum dia; se apareceu essa oportunidade de irmos embora, vamos embora. E fomos, pegamos o voo", disse o escritor.

Ao UOL, o MPSP informou que não abriu nenhuma investigação sobre a viagem de Olavo de Carvalho até o momento. Já a Polícia Federal disse que não se manifesta sobre eventuais investigações em andamento.