Topo

Câmara do Rio reconhece repórter do UOL por luta por justiça racial

Fachada da Câmara Municipal do Rio de Janeiro - Renan Olaz/CMRJ
Fachada da Câmara Municipal do Rio de Janeiro Imagem: Renan Olaz/CMRJ

Do UOL, em São Paulo

18/11/2021 19h46

A repórter do UOL Lola Ferreira será reconhecida amanhã na Câmara de Vereadores do Rio de Janeiro como uma das personalidades negras destacadas na luta por justiça racial. A entrega das moções de reconhecimento ocorre em solenidade pelo Dia da Consciência Negra.

O evento, previsto para começar às 16h30, terá a lavagem das escadarias do Palácio Pedro Ernesto, na Cinelândia, seguido por apresentações artísticas e a entrega de moções de louvor a personalidades negras.

Além da jornalista, também serão homenageados o ator Rodrigo França, a jornalista Cecilia Olliveira, diretora do Instituto Fogo Cruzado, atriz Dani Ornellas, o professor da Universidade Federal Rural Renato Noguera, a professora da EMERJ Katiúscia Ribeiro, Camila Moradia, do Mulheres em Ação no Alemão, Rosa Perdigão, presidente da Associação das Baianas de Acarajé, Silvana Bahia, diretora do Olabi, e as instituições do Instituto de Pesquisa e Memória Pretos Novos (IPCN) e o Movimento Negro Evangélico (MNE).

As apresentações artísticas contarão com a performance 'Suspeito', do Grupo Cor de Anastácia, e com o Bloco Afro Òrúnmilà. "Por fim, os grupos seguirão juntos em cortejo até o plenário do legislativo, onde serão entregues formalmente as moções de louvor a personalidades negras", informou a câmara em nota.

A proposta da solenidade foi da vereadora Thais Ferreira (Psol) que também é autora do Projeto de Lei que institui um Estatuto Municipal da Igualdade Racial que deve ser apresentado após as homenagens.