Topo

Moradores relatam festa de PMs em piscina antes e depois de chacina no RJ

Moradores relatam que ao menos 20 PMs fizeram festa em piscina antes e depois da chacina - Lola Ferreira/UOL
Moradores relatam que ao menos 20 PMs fizeram festa em piscina antes e depois da chacina Imagem: Lola Ferreira/UOL

Lola Ferreira

Do UOL, no Rio

22/11/2021 17h08

Moradores do Complexo do Salgueiro, em São Gonçalo, relatam que policiais militares do 7º BPM fizeram festa em uma piscina a cerca de 500 metros de onde foram encontrados corpos em um mangue na manhã de hoje. A Polícia Civil diz que foram encontrados oito mortos. A Comissão de Direitos Humanos da OAB/RJ, com base em relatos de moradores, fala em 11.

A festa teria acontecido na noite de sábado (20) e entre a noite de domingo (21) e a madrugada desta segunda (22), ou seja, antes e depois da chacina — que aconteceu no início da noite de domingo.

Os relatos dão conta de que um grupo de ao menos 20 policiais militares entrou no Piscina's Bar na tarde de sábado, e ficou até as 22h. No domingo, por volta das 18h, o grupo voltou para a piscina e ficou até a madrugada.

festa, pms, sao gonçalo - Lola Ferreira/UOL - Lola Ferreira/UOL
Festa teria ocorrido a 500 metros de onde foram encontrados os corpos
Imagem: Lola Ferreira/UOL

A reportagem visitou o local e presenciou garrafas quebradas, panelas cheias de comida e sinais de uso da piscina.

Há também sinais de uso de cigarros e uma Bíblia estava aberta em um balcão. As garrafas de uísque, vodca e outras bebidas mais caras não estavam no local na tarde de hoje. Os moradores afirmam que ao sair da piscina, os PMs desejavam "feliz natal" a quem estivesse na rua.

inscrições, tcp, tandera, bonde do ecko - Lola Ferreira/UOL - Lola Ferreira/UOL
Inscrições fazem menção a dois grupos milicianos, bonde do Ecko e do Tandera, e à facção criminosa Terceiro Comando Puro (TCP)
Imagem: Lola Ferreira/UOL

Dentro do estabelecimento, que estava fechado desde a última invasão — também por PMs, segundo moradores— há inscrições que fazem menção a dois grupos milicianos diferentes, bonde do Ecko e do Tandera, além de uma menção à facção criminosa Terceiro Comando Puro.

No portão de saída, o grupo deixou uma mensagem escrita a giz "agradecendo pela recepção". Na assinatura, uma menção a "variante delta", como mostra a imagem abaixo. Extraoficialmente, delta é um dos grupos de elite dentro da Polícia Militar.

recado, agradecimento - Lola Ferreira/UOL - Lola Ferreira/UOL
Grupo deixou mensagem "agradecendo pela recepção", com menção a "variante delta" - extraoficialmente, um dos grupos de elite da PM
Imagem: Lola Ferreira/UOL

Os relatos também afirmam que dois veículos blindados do Bope (conhecidos como caveirões) bloquearam a entrada do estabelecimento enquanto os PMs faziam festa.