Topo

Esse conteúdo é antigo

Morre o arquiteto Ruy Ohtake: 'legado para a cultura brasileira'

Arquiteto Ruy Ohtake morre aos 83 anos em São Paulo - Reprodução da internet
Arquiteto Ruy Ohtake morre aos 83 anos em São Paulo Imagem: Reprodução da internet

Do UOL, em São Paulo

27/11/2021 11h59

Morreu hoje,27, o arquiteto Ruy Ohtake, aos 83 anos. O autor de obras importantes, como os hotéis Renaissance, Unique, o parque ecológico do Tietê e a sede do Instituto Tomie Ohtake, tinha um câncer de medula.

O velório ocorrerá hoje, em São Paulo, em cerimônia aberta apenas para familiares. O corpo do arquiteto será cremado no Horto da Paz, na capital paulista.

A morte foi confirmada pelo perfil oficial do arquiteto no Instagram, em uma mensagem de luto: "É com imenso pesar que comunicamos o falecimento do arquiteto e urbanista Ruy Ohtake. Ruy dedicou a vida inteira à arquitetura e deixa um importante legado para a cultura brasileira", disse o texto.

Filho mais velho da artista plástica nipo-brasileira Tomie Ohtake, falecida em 2015, o arquiteto recebeu a Medalha de Anchieta e Diploma de Gratidão pela Câmara Municipal de São Paulo em homenagem pela sua obra.

Ele também é autor de importantes obras no exterior, como a da Embaixada Brasileira em Tóquio, no Japão, e o museu aberto da Organização dos Estados Americanos, nos Estados Unidos.

Ohtake é pai da artista plástica diretora de teatro e dança Elisa Ohtake e do também arquiteto Rodrigo Ohtake.