Topo

Esse conteúdo é antigo

Vídeo: Idoso salva criança de 4 anos de caminhão desgovernado, em SP

Caio Santana

Do UOL, em São Paulo

02/12/2021 17h12Atualizada em 02/12/2021 17h36

Sérgio Aparecido Moreira, 73, salvou a pequena Sarah Maria, 4, de ser atropelada por um caminhão desgovernado que perdeu o freio e desceu por uma rua no bairro Vila Sândano, em Ourinhos (SP), na última terça-feira (30). A menina mora perto da oficina auto elétrica que é administrada por Sérgio, e os dois escaparam ilesos. Dois carros foram destruídos com o impacto.

"Não tem o que pensar. Tem que agir. [...] O 'troço' foi tão rápido que, quando eu vi, o caminhão já estava em cima, 'catei' a menina e saí correndo", relata o empresário em conversa com o UOL, dizendo que escutou gritos, a pegando no colo.

Segundo a Polícia Militar, o motorista estacionou o caminhão, mas o veículo teria apresentado problemas no seu freio de mão. Foi quando começou a descer a rua sem controle. O homem chegou a gritar para que as pessoas saíssem da rota. Metros depois, dois carros estacionados na oficina e um poste foram atingidos.

foto 1 - Reprodução/ Câmera de Segurança - Reprodução/ Câmera de Segurança
O dono da oficina agiu rápido para retirar a menina antes que caminhão atingisse dois carros e poste
Imagem: Reprodução/ Câmera de Segurança

"Eu moro no sobrado e tem um comércio embaixo, na mesma calçada na lateral, do ladinho da oficina. A Sarinha cresceu indo lá, porque não tem perigo, ela já sai do portão da minha casa e já sai na oficina. Ela gosta muito do seu Sérgio, ela fala que é amigo dela", conta Vanessa Rosseto, 39, ao UOL.

Ela diz que os dois possuem uma relação muito forte. No dia do ocorrido, Vanessa tinha acabado de chegar na loja com a filha, quando ela foi atender um cliente. Nesse meio tempo, a pequena foi para a oficina atrás do senhor Sérgio. "Ele estava sentado na tampa da picape, e ela foi lá para ele colocar ela para pular em cima".

foto 2 - Arquivo pessoal/ Vanessa Rosseto - Arquivo pessoal/ Vanessa Rosseto
A pequena Sarah Maria, de 4 anos, mora do lado da oficina e diz que é amiga do senhor Sérgio, que a salvou
Imagem: Arquivo pessoal/ Vanessa Rosseto

Um milagre

"Na hora eu só vi aquele caminhão desgovernado passando. Pensei 'meu Deus, o que é que esse louco está [pensando] atravessando a avenida desse jeito?'. Olhei para o lado e minha filha não estava mais sentada e eu saí correndo, desesperada. Porque eu sabia que quando ela não estava sentadinha aqui, ela estava lá [na oficina]", conta a mãe.

Pouco depois, eles perceberam que o caminhão estava sem motorista, após o estrondo gerado pelo impacto do veículo nos carros e no poste. "Foi um susto. [Minha filha] Está um pouco assustada ainda com o barulho, com o caminhão. Mas graças a Deus está bem. Está normal. Ela não tem uma noção muito certa ainda da realidade, do milagre".

Procurada pelo UOL, a Polícia Militar em Ourinhos informou que esteve no local e que conduziu o motorista até uma delegacia da Polícia Civil. Ele não teve identidade revelada.

Contudo, Sérgio afirmou que, apesar dos prejuízos com sua caminhonete atingida e o carro de uma cliente, além do poste destruído, ele não fez nenhuma denúncia na delegacia. Segundo ele, o motorista, que também teve prejuízos, se comprometeu a pagar pelos consertos.