Topo

Esse conteúdo é antigo

Após ar abafado, temperaturas caem e SP enfrenta risco de temporais

Tempo abafado facilitou formação de nuvens em diversas regiões do estado, inclusive na capital, nesta segunda (13) - Reprodução/ Twitter @murilora10
Tempo abafado facilitou formação de nuvens em diversas regiões do estado, inclusive na capital, nesta segunda (13) Imagem: Reprodução/ Twitter @murilora10

Do UOL, em São Paulo

14/12/2021 05h00Atualizada em 14/12/2021 08h26

Depois de um dia com ar abafado em várias regiões do estado de São Paulo e formação de nuvens de chuva que chegaram em diversas áreas, a temperatura deve diminuir levemente nos últimos dias da primavera, que antecedem o verão. Segundo a Climatempo, há expectativa nos próximos dias de temporais e grandes volumes de chuvas até o fim de semana.

"Entre terça (14) e sexta (17), com a atuação de um corredor de umidade, as condições para chuva seguem bastante elevadas no estado e vários temporais são previstos para o interior, Grande São Paulo e litoral. Quanto às temperaturas, não há expectativa de frio, porém o calor dos últimos dias tende a diminuir", informa a empresa de meteorologia, acrescentando que as temperaturas mais baixas são previstas a partir de quarta-feira (15).

De acordo com o CGE, amanhã (14) a madrugada terá tempo abafado, céu nublado e termômetros em torno dos 20 ºC na capital paulista. Ao longo do dia, o sol aparecerá entre muitas nuvens e haverá formação de áreas de instabilidade que provocam chuva moderada a forte depois do meio da tarde se prolongando para o início da noite, diminuindo sua intensidade. Contudo, essas chuvas podem provocar alagamentos. A máxima prevista é de 28 ºC.

Já na quarta-feira (15), essas condições atmosféricas não vão sofrer alterações. A temperatura máxima prevista pode chegar aos 26 ºC e os índices de umidade variam de 50% a 95%. A chuva forte poderá ser acompanhada de trovoadas e eventuais rajadas de vento, elevando o potencial de queda de árvores.

foto 1 - Caio Santana/ UOL - Caio Santana/ UOL
Nuvens de chuva formadas em Campinas na tarde de hoje; diversas regiões do estado tiveram sol acompanhado de nuvens
Imagem: Caio Santana/ UOL

O CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências Climáticas) da Prefeitura de São Paulo explica que as pancadas de chuva devem se concentrar entre o meio da tarde e o início da noite ao longo da semana.

No final da tarde de ontem, a capital São Paulo registrou alagamentos e entrou em estado de atenção. A estação meteorológica do IAG-USP (Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo) na capital registrou temperatura máxima de 31,2 ºC às 14 horas. Uma hora depois, a temperatura do ar decaiu de 30,1 ºC para 24,4 ºC.

Internautas reclamaram nas redes sociais do tempo abafado em São Paulo que começou logo pela manhã e um deles mostrou nuvens de chuva formadas.