Topo

Esse conteúdo é antigo

Mãe de Monique chega a tribunal sob xingamentos contra filha: 'Assassina'

Lola Ferreira e Daniele Dutra

Do UOL e colaboração para o UOL, no Rio

15/12/2021 11h18

Rosângela Medeiros, mãe de Monique Medeiros, ouviu xingamentos contra a filha ao chegar ao Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro na manhã de hoje. Manifestantes se reúnem no local desde ontem para acompanhar as audiências de instrução e julgamento no processo que investiga a morte de Henry Borel, de 4 anos, filho de Monique.

O grupo gritava "assassina", "Monique vagabunda" e "ela foi pior que o Jairo". Além da mãe — prevista para depor hoje— outros familiares de Monique ouviram os gritos. Eles estavam acompanhados do advogado da professora. A reportagem não ouviu xingamentos contra Jairinho, que responde pelo mesmo crime.

15.dez.2021 - Manifestantes pedem justiça pela morte de Henry Borel na frente do Tribunal da Justiça do Rio - ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO - ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO
15.dez.2021 - Manifestantes pedem justiça pela morte de Henry Borel na frente do Tribunal da Justiça do Rio
Imagem: ADRIANO ISHIBASHI/FRAMEPHOTO/FRAMEPHOTO/ESTADÃO CONTEÚDO

Manifestante é retirada da audiência

No momento em que Rosângela entrou na sala de audiência do 2º Tribunal do Júri para ouvir a denúncia, beijou a mão de Monique, que chorou.

De acordo com o MP-RJ (Ministério Público do Rio de Janeiro), Monique se omitiu diante das agressões de Jairo Souza Santos, o Jairinho, contra o enteado.

Hoje estão previstos os depoimentos de nove testemunhas chamadas pela defesa de Monique. Entre elas, uma prima, a melhor amiga, o irmão e um cabeleireiro.

Durante o depoimento do delegado Antenor Lopes, diretor-geral de polícia da capital, uma mulher se exaltou na plateia. Ela bateu nos vidros e tirou fotos, o que é proibido pelo Tribunal de Justiça.

Retirada da sala por policiais militares, ela afirmou à imprensa que discordava da linha de questionamento dos advogados de Monique Medeiros e que estava ali "para fazer justiça por uma criança que não sabe porquê morreu". Ela não quis se identificar.

'Monique chorou abraçada a urso'

Ontem, foram ouvidas testemunhas da defesa de Jairinho. No depoimento de Cristiane Isidoro, ex-assessora de Jairinho na Câmara Municipal do Rio, houve relatos sobre sobre os primeiros momentos de Monique sem o filho.

O momento de mais emoção de Cristiane ocorreu quando se lembrou da forma como encontrou Monique no quarto onde o casal dormia (veja o vídeo abaixo). A mãe do menino, segundo ela, chorava muito e aparentava desespero.

"Encontro a Monique debruçada na cama com um monte de fotos. Monique estava abraçada com aquele Mickey, aquele bicho. Jogada no chão", relatou a testemunha, aos prantos. "Ela diz: 'Foi aqui que eu peguei ele, Cris. Meu filho, nunca mais vou ver meu filho'."