Topo

Esse conteúdo é antigo

Homem negro acusado de furto é agredido por seguranças em mercado no ES

Colaboração para o UOL, em Alagoas

19/12/2021 09h14

Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um homem negro suspeito de furto sendo agredido por seguranças da rede de supermercados Carone, na cidade de Serra, no Espírito Santo. O caso aconteceu na sexta-feira (17), na unidade de Laranjeiras.

A gravação foi realizada por um cliente do estabelecimento. Segundo o autor, o homem acusado de furto foi levado para uma sala, onde teria sido espancado pelos funcionários do supermercado. Ele grita que estão "batendo no cara" e um outro empregado da rede, ao perceber que está sendo filmado, faz uma abordagem em tom de ameaça. O cliente não se intimida, diz que tem advogados na família e que a cena vai "dar ruim" para o funcionário", que rebate e afirma: "Para mim não vai dar nada".

Nos stories de seu perfil no Instagram, a secretária de Direitos Humanos do Espírito Santo, Nara Borgo, repostou um vídeo sobre a gravação ser "o retrato do racismo estrutural" e que "a equipe da SEDH tomou todas as providências cabíveis" para apurar o caso.

O UOL procurou por telefone e por mensagem direta no Instagram o supermercado Carone e a Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo, mas ainda não obteve resposta. Caso seja respondido, esta matéria será atualizada. A reportagem também está em contato com a polícia do estado.

Em seguida, o cliente responsável pela gravação diz que o correto é chamar a polícia, pois "não é papel" dos funcionários do supermercado realizarem esse tipo de abordagem. Nesse momento, o homem negro consegue abrir a porta da sala em que estava trancado com outro segurança e se debate para tentar se livrar do agente.

O homem grita, pede para soltá-lo e afirma que não roubou nada, mas um dos seguranças continua segurando-o pelos cabelos, enquanto ele pede para chamarem a polícia e reafirma não ter "roubado nada". Ele pede para não ser levado novamente "lá para trás" e diz ter sido espancado, que o "bateram para caralho" e tiraram sangue dele. O homem levanta sua camisa para mostrar que não tinha nada escondido e desafia os agentes a provar que ele estava roubando. "Eu roubei o quê? Me mostre, chame a polícia", diz.

carone agride homem negro - Reprodução: Instagram - Reprodução: Instagram
Secretária de Direitos Humanos do ES repostou vídeo em que aponta racismo no caso de homem negro agredido no supermercado Carone
Imagem: Reprodução: Instagram