Topo

Esse conteúdo é antigo

'Por segurança', companhia elétrica corta energia em 15 cidades na Bahia

Veículo com técnicos da companhia elétrica da Bahia atravessa ponte na cidade de Medeiros Neto - Divulgação
Veículo com técnicos da companhia elétrica da Bahia atravessa ponte na cidade de Medeiros Neto Imagem: Divulgação

Wanderley Preite Sobrinho

Do UOL, em São Paulo

27/12/2021 15h23

A Neoenergia Coelba, companhia energética na Bahia, cortou parcialmente a energia elétrica de 15 cidades do interior do estado por segurança em razão das fortes chuvas que já deixaram mais de 16 mil desabrigados no estado.

"Por questões de segurança, a energia de localidades de alguns municípios precisaram ser desligadas devido ao nível das águas", afirmou a empresa ao UOL por meio de nota.

O número de pessoas ou famílias atingidas pela interrupção do serviço não foi informado.

Veja a lista das 15 cidades:

  1. Cravolândia;
  2. Dário Meira;
  3. Ibicaraí;
  4. Ilhéus
  5. Itabuna;
  6. Itacaré;
  7. Itajuípe;
  8. Itambé;
  9. Itapetinga;
  10. Jaguaquara;
  11. Jequié;
  12. Santa Inês;
  13. Tremedal
  14. Vitória da Conquista;
  15. Wenceslau Guimarães.

"Primeiramente, é importante reforçar que água e eletricidade não combinam em nenhuma circunstância", diz o superintendente Técnico da Neoenergia Coelba, André Araújo.

Em situações como as que estamos vendo em diversas regiões do estado, nós precisamos fazer o desligamento de energia das residências onde o nível da água está próximo ou acima do medidor."
André Araújo, superintendente técnico da Neoenergia Coelba

"Isto é feito por questões de segurança, pois, quando submerso, o aparelho pode provocar um curto-circuito e vazar corrente para as pessoas que estão próximas", explica.

Técnicos da Coelba usam embarcação para tentar reparar problemas elétricos na cidade de Itapetinga - Divulgação - Divulgação
Técnicos da Coelba usam embarcação para tentar reparar problemas elétricos na cidade de Itapetinga
Imagem: Divulgação

Ele afirma que "em situações extremas", o nível da água pode ser tão alto que chega próximo à rede elétrica. "Neste caso, pelo mesmo motivo de segurança, desligamos a energia da região para que não haja nenhum acidente com a eletricidade."

Em outras cidades, como Juazeiro e Jacobina, a energia foi interrompida pelas chuvas e pela queda de árvores sobre a rede elétrica.

A companhia diz que trabalha desde sábado (25) para sanar as intercorrências, mas não soube informar quantos municípios ficaram sem luz por essas razões.