Topo

Esse conteúdo é antigo

'Saí porque os amigos chamaram', diz idoso resgatado com água no peito

Do UOL, em São Paulo

27/12/2021 23h57

O aposentado João Alves Nascimento, de 71 anos, resgatado ontem após ficar com água até a altura do peito em sua casa, em Itabuna, no sul da Bahia, disse hoje que só saiu da residência depois que alguns amigos o chamaram. A imagem do resgate viralizou nas redes sociais.

Eu estava esperando a água baixar, porque aqui nunca tinha acontecido uma cheia assim, né? Aí, uns amigos me chamaram, me chamaram... e eu resolvi sair. Se eu ficasse dentro de casa, corria o risco de morrer afogado, mesmo. João Alves Nascimento, em entrevista ao "Jornal Nacional", da TV Globo

Nas imagens, Nascimento abre a porta e é amparado por pessoas que tentam resgatá-lo com um barco. Com esforço, ele mantém sua carteira com os documentos a salvo da água, com o braço para o alto.

Até a noite de anteontem (25), ao menos 375 casas já tinham sido invadidas pela água em Itabuna, um dos municípios que constam na lista de 100 cidades em situação de emergência na Bahia, de acordo com balanço da prefeitura local.

As fortes chuvas que têm atingido principalmente as regiões sul e sudoeste da Bahia já provocaram ao menos 20 mortes e 358 feridos. A informação foi confirmada hoje pela Defesa Civil em contato com a reportagem do UOL.

O órgão já contabiliza mais de 60 mil pessoas desabrigadas ou desalojadas, segundo levantamento com dados enviados pelas prefeituras e consolidados pelo governo do estado. Já são 116 municípios afetados —100 deles em situação de emergência.

De acordo com o governo da Bahia, 31 trechos de rodovias foram afetadas pelas fortes chuvas que assolam o estado desde o começo do mês. O monitoramento dos pontos atingidos está sendo feito pela Secretaria Estadual de Infraestrutura.

O governador Rui Costa (PT), que prometeu reconstruir casas e autorizar empréstimos sem juros aos lojistas, participa das ações de apoio em um gabinete avançado montado em Ilhéus.