Topo

Esse conteúdo é antigo

Pessoas foram lançadas pelo fluxo de água, diz bombeiro sobre Capitólio

Thaís Augusto e Ruben Berta

Do UOL, em São Paulo e no Rio

08/01/2022 15h01Atualizada em 08/01/2022 22h17

Pessoas foram lançadas por uma forte onda após uma rocha se desprender em um cânion no Capitólio, cidade turística de Minas Gerais, segundo o tenente Pedro Aihara, porta-voz do Corpo de Bombeiros do estado.

Em imagens divulgadas nas redes sociais, é possível ver um pedaço de rocha atingir quatro lanchas (veja abaixo), sendo duas diretamente afetadas. Mais de 20 pessoas foram levadas a hospitais da região. Até as 21h30, os bombeiros haviam confirmado sete mortes.

"Pessoas foram lançadas pelo fluxo de água, algumas foram resgatadas pelas embarcações nas imediações", afirmou Aihara em entrevista à GloboNews. "Se não estivessem com o colete salva-vidas, poderiam estar em situação mais grave."

Segundo o Corpo de Bombeiros, de 70 a 100 pessoas estavam no local, que está isolado e fechado.

Aihara disse que "o que agrava a situação é a forma como a rocha cai, na perpendicular". "[Normalmente] Quando tem esse tipo de ruptura, ela sai de uma forma fatiada, escorrega pela estrutura e cai de forma diagonal ou em pé".

O porta-voz classificou o deslizamento de hoje como "atípico".

Em entrevista à CNN, ele disse que será avaliada a possibilidade de mudar as regras para visitação da região, em relação a distâncias de segurança para lanchas que fazem passeios pelo cânion.

O normal é que aconteça desprendimento das rochas, pelas características delas, mas que sejam menores. E geralmente quando a gente tem esses escorregamentos planares, em que a rocha sai num bloco compacto, a forma de queda não costuma ser para frente. Geralmente, ela cai na mesma posição. Dessa vez, a estrutura caiu como um dominó e o que atingiu as pessoas foi a parte de cima, numa trajetória perpendicular."
Pedro Aihara, tenente do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais

Veja abaixo vídeos do momento do acidente: