Topo

Esse conteúdo é antigo

Governador de MG cancela ida a Capitólio por causa do mau tempo

Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) - Uarlen Valério / Estadão Conteúdo
Governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo) Imagem: Uarlen Valério / Estadão Conteúdo

Lucas Borges Teixeira

Do UOL, em São Paulo

09/01/2022 11h46Atualizada em 09/01/2022 15h23

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), anunciou que não vai hoje (9) para Capitólio (MG) para visitar o local do acidente que matou dez pessoas. Segundo a Secretaria Estadual de Governo, a viagem foi cancelada por causa do mau tempo, que impede um voo seguro. Uma nova data será anunciada.

Ontem, Zema havia prometido visitar a região. A operação de busca no lago de Furnas foi retomada na manhã de hoje e os bombeiros e a Marinha estão na região —debaixo de chuva.

Por causa das fortes chuvas que atingem Minas Gerais, as quais inviabilizam as autorizações e condições para voo, o governador Romeu Zema não irá a Capitólio neste domingo. Nova data para a viagem será anunciada em breve."
Nota da Secretaria de Governo de Minas Gerais

As primeiras informações sobre o desabamento no paredão em Capitólio começaram a ser recebidas pelas autoridades entre 12h30 e 13h. Quatro embarcações foram atingidas (direta e indiretamente) por uma rocha que se deprendeu de um paredão.

Pelo menos oito pessoas morreram no acidente —todas elas estavam na mesma embarcação, que tinha a identificação do nome "Jesus". Os corpos das vítimas são encaminhados para o IML de Passos (IML), para realização do exame necroscópico que deve indicar a causa de morte, se houve afogamento ou politraumatismo contuso, e também inclui exame toxicológico.

Segundo o Corpo de Bombeiros, 50 militares trabalham na operação hoje, entre membros da corporação e da Marinha do Brasil. Onze mergulhadores ajudaram na busca dos desaparecidos.

"Estamos no meio da lama"

De acordo com boletim da Defesa Civil estadual, o período chuvoso, registrado desde outubro, já deixou 14 mortos, considerando as oito mortes no acidente em Capitólio ontem, e fez com que pelo menos 17 mil pessoas saíssem de casa. Mais de 120 municípios estão em estado de emergência e pelo menos dez cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte sofrem com enchentes neste domingo.

Ao todo, 13.723 pessoas ficaram desalojadas e 3.374, desabrigadas. Nos dois casos, são pessoas que tiveram de deixar suas casas, mas são considerados desabrigados os cidadãos que necessitam de assistência do governo para moradia temporária.

Zema comentou as fortes chuvas que atingem o estado em entrevista à CNN nesta manhã. Ele disse estar em contato com o governo federal para o envio de recursos, mas que ainda há regiões onde não é possível ter o mapeamento preciso dos estragos e iniciar os trabalhos de reconstrução:

As obras só poderão ser realizadas quando as chuvas pararem. Neste momento estamos aqui no meio da lama, é impossível fazer qualquer trabalho de reconstrução onde continua chovendo."
Romeu Zema (Novo), governador de Minas Gerais

Zema disse que a situação segue sendo muito preocupante já que as chuvas devem continuar nas próximas horas e não há mais capacidade de absorção do solo, fazendo com que o nível dos rios aumente. O governo estadual já enviou 20 mil cestas básicas para as regiões mais atingidas.