Topo

Esse conteúdo é antigo

Onda de calor rara atinge RS, que pode ter temperaturas recordes; entenda

Mapa divulgado pela MetSul aponta calor extremo para os próximos dias no sul do Brasil e no centro da América do Sul - MetSul
Mapa divulgado pela MetSul aponta calor extremo para os próximos dias no sul do Brasil e no centro da América do Sul Imagem: MetSul

Do UOL, em São Paulo

10/01/2022 11h07

Uma onda de calor fora do comum deve atingir o centro da América do Sul nesta segunda semana de janeiro. São esperadas marcas extremas de temperatura em grande parte da Argentina, do Uruguai, Paraguai e também na região Sul do Brasil. No Rio Grande do Sul, os termômetros podem bater 43 ºC nesta semana e até bater recordes históricos de calor.

Segundo o MetSul Meteorologia, o Rio Grande do Sul deve ter máximas acima de 35 ºC, podendo passar dos 40 ºC em muitas cidades, incluindo nos vales de Farroupilha e Bento Gonçalves. Na Serra Gaúcha, as máximas devem ser de 37 ºC em Caxias do Sul.

A previsão indica que o pior do calor ocorrerá na Argentina e no Uruguai, mas o efeito será sentido no Rio Grande do Sul, principalmente em cidades do oeste e do sul do estado, mais próximas do centro da bolha de calor que vai se instalar sobre a parte central da América do Sul.

Em Porto Alegre, as temperaturas mais altas devem ser registradas na sexta-feira (37ºC) e no sábado (36ºC). Os ventos do quadrante Norte, vindos do interior do continente, tendem a agravar a sensação de calor.

Para hoje, em cidades como Uruguaiana, Barra do Quaraí e Alegrete, estão previstas as máximas em torno de 37 °C, segundo informações do Climatempo. Ainda na região de Uruguaiana e Quaraí, conforme a análise da MetSul, as máximas devem atingir entre 41 ºC e 43 ºC, de quarta até sexta-feira (14).

Na sexta-feira, há chance de chuvas na Região Serrana, no norte e noroeste do estado.

O calor intenso pode gerar recordes no estado, mas a capital, Porto Alegre deve ficar de fora de ter um registro histórico. Segundo o MetSul, a temperatura deve ficar em torno dos 37 ºC na área. O recorde para o MetSul no município é de 40,7 ºC, em 1º de janeiro de 1943, e no Climatempo, 40,6 ºC, em 6 de fevereiro de 2014 — as medições sofrem variações por utilizarem diferentes métodos e instrumentos.

No resto do Brasil, a chuva também deve chegar forte no Espírito Santo, onde já há cidades alagadas, na região serrana do Rio de Janeiro, Bahia, Piauí e Minas Gerais, onde várias cidades vêm sofrendo com alagamentos, interdições em rodovia e transbordamento de rios.