Topo

Esse conteúdo é antigo

Ouro Preto: Vídeos mostram momento em que moradores presenciam deslizamento

Do UOL, em São Paulo

13/01/2022 11h20Atualizada em 13/01/2022 18h34

Um deslizamento de terra "engoliu" ao menos três imóveis na manhã de hoje em Ouro Preto, interior de Minas Gerais. Vídeos que circulam nas redes sociais mostram o exato momento em que ocorreu o incidente, no encontro das ruas Diogo de Vasconcelos e Pacífico Homem com a Praça Cesário Alvim, no centro histórico do município. Não há registro de feridos.

Em uma das imagens, gravadas do alto, é possível observar a terra deslizando sobre os casarões. Um deles acaba desabando. Em outra cena, pessoas que estavam próximas ao local aparecem correndo de uma nuvem de fumaça marrom que se forma durante o incidente. Entre os estragos, está o desabamento de um prédio da prefeitura, o mais alto entre os prejudicados. No local, eram armazenados materiais de tecnologia da informação.

De acordo com a Guarda Municipal de Ouro Preto, o incidente ocorreu por volta das 9h10. A área atingida já estava isolada, após uma denúncia de popular de que havia deslocamento de um pequeno punhado de terra no entorno do local, localizado em encosta logo abaixo do heliporto da cidade.

O casarão estava interditado desde 2012, segundo o Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional). Na época, houve um deslizamento de um trecho da encosta, comprometendo um anexo existente na parte posterior do lote. Não houve vítimas, já que a área foi interditada após funcionários da prefeitura perceberem indícios de movimentação de terra

341 municípios de Minas Gerais estão em situação de emergência devido às chuvas que acometem o estado há semanas. Ontem, um deslizamento de terra "engoliu" carros em um estacionamento na cidade de Ponte Nova (MG), a 181 km de Belo Horizonte. Os veículos estavam no terreno do Conjunto Habitacional Dom Helvécio, conhecido como Cojan, quando o terreno cedeu. No fim de semana, dez pessoas morreram após a queda de um paredão em um cânion em Capitólio.