Topo

Esse conteúdo é antigo

Prefeitura emite alerta para risco de desmoronamento de falésias na Bahia

Alerta foi emitido pela prefeitura nesta quinta-feira (13) e divulgado em suas redes sociais - Reprodução/ Prefeitura de Cairu (BA)
Alerta foi emitido pela prefeitura nesta quinta-feira (13) e divulgado em suas redes sociais Imagem: Reprodução/ Prefeitura de Cairu (BA)

Caio Santana

Do UOL, em São Paulo

14/01/2022 15h42Atualizada em 14/01/2022 15h42

A prefeitura de Cairu, cidade localizada no baixo sul da Bahia distante cerca de 175 km de Salvador, emitiu ontem um alerta para risco de desmoronamento de falésias em trecho que fica entre Morro de São Paulo e Gamboa, conhecidos destinos turísticos da Ilha de Tinharé que recebem muitas pessoas durante o verão.

Os trechos foram interditados baseados em estudos feitos por um geólogo, que constatou a possibilidade de desmoronamento "por causas naturais". O alerta feito pela pasta municipal da Sedes (Secretaria de Desenvolvimento Sustentável) surge dias após as fortes chuvas registradas na região.

O local recebeu avisos com placas que indicam perigo pela segunda vez, já que o risco seria existente desde pelo menos o ano passado. Há um ano, o município atendeu notificação da Ação Civil Pública do MPF (Ministério Público Federal) para fazer a mesma sinalização.

"Independente desta ação, já havíamos tomado medidas de segurança em relação ao local, inclusive isolando a área", explicou em comunicado Ivã Amorim, secretário municipal de desenvolvimento sustentável.

Em outubro de 2021, o Crea-BA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia) também sinalizou o risco de deslizamentos de falésia junto com a divulgação de um relatório técnico feito pela própria prefeitura de Cairu.

foto 1 - Reprodução/ Defesa Civil da Bahia - Reprodução/ Defesa Civil da Bahia
A Defesa Civil da Bahia já havia emitido aviso para deslizamento de falésia em dezembro de 2020
Imagem: Reprodução/ Defesa Civil da Bahia

Na ocasião, o Crea lembrou que em dezembro de 2020, um desabamento nas falésias da praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, vitimou três pessoas, entre elas uma criança. O órgão ressaltou a importância de que profissionais e sociedade estejam atentos a essas regiões e evitem a proximidade.

Também em dezembro de 2020, a Defesa Civil da Bahia emitiu alerta para risco de deslizamento de falésia em Cairu, após realização de vistoria técnica na zona costeira de Gamboa e Morro de São Paulo. A falésia em questão estava localizada na Praia da Argila.

A cautela ocorre quase uma semana após o deslizamento de rochas com a queda de um paredão nos cânions localizados no Lago de Furnas, em Capitólio (MG). A tragédia provocou a morte de dez pessoas.