Topo

Esse conteúdo é antigo

MG: 10 policiais são afastados após vídeo de agressão em treino da Rotam

Do UOL, em São Paulo

25/01/2022 09h22Atualizada em 25/01/2022 13h31

Dez policiais foram afastados da Polícia Militar de Minas Gerais após o vazamento de um vídeo que mostra um instrutor da Rotam agredindo um PM durante um curso de aperfeiçoamento da corporação, envolvendo agentes já formados.

A filmagem foi feita em outubro do ano passado no Batalhão da Rotam em Belo Horizonte, mas o caso chegou às autoridades apenas no último final de semana, segundo informações da major Layla Brunnela, porta-voz da PMMG.

Ela declarou ainda que a corporação está "estarrecida" com vídeo e que o incidente é tratado como um crime "grave, mas isolado". Apesar de afirmar que o caso é excepcional, a polícia mineira decidiu não abrir novos cursos de aperfeiçoamento até o fim das investigações.

A previsão é de que a apuração seja concluída em um prazo de até 60 dias.

Lembre o caso

O vídeo da agressão, que chegou até o comando da PM no domingo (23), mostra um instrutor aplicando um tapa no rosto de um policial militar em treino, em Minas Gerais.

Na gravação, um grupo de policiais aparece em uma quadra esportiva — boa parte deles enfileirados e trajando roupa cáqui completa, de manga comprida e com mochilas nas costas, próximos a um grupo de observadores, com camisetas brancas, com a inscrição ROTAM nas costas, sigla para Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas, que, desde 2001, com a extinção do Batalhão de Choque, atua em locais de alto índice de criminalidade, na repressão a assaltos a bancos, com escolta de presos perigosos ou de altos valores.

As imagens mostram que um policial de boné e mochila nas costas fala algo para um dos homens enfileirados, mas não é possível identificar o que é dito. Em seguida, desfere o tapa no lado esquerdo do rosto do militar, que cai no chão.

O professor autor da agressão, identificado apenas pelo número 39, sai do local com uma feição que parece ser de riso, enquanto o agredido é amparado pelos militares em sua volta. A PM abriu inquérito militar para apurar os fatos.