Topo

Esse conteúdo é antigo

Criança vai se vacinar, e mãe filma quando aplicadora não injeta dose; veja

Daniel Leite

Colaboração para o UOL, de Juiz de Fora

25/01/2022 22h50Atualizada em 26/01/2022 13h18

A mãe de uma criança de 11 anos, moradora de Taubaté (135 km de São Paulo), filmou o momento em que uma aplicadora de vacinas de um posto de saúde injeta a agulha, mas não introduz a dose no braço do filho. A prefeitura, chefiada por Saud (MDB), afirma que o episódio está sendo investigado e o considera como algo "pontual".

O caso aconteceu nessa terça-feira na unidade de atendimento do bairro Jardim Mourisco. A mãe, Paola Dino, de 36 anos, contou ao UOL que resolveu gravar o filho sendo vacinado contra covid-19 a pedido da filha, de 9 anos.

Imediatamente, a mãe reclama. "Moça, você não pingou". E pede explicações.

"Eu vi na mesma hora. Eu pedi para ela me mostrar a seringa, ela foi até a pia e jogou a dose fora", detalha Paola para a reportagem.

A auxiliar de fracionamento relata que a aplicadora afirmou ter inserido a dose, mas ela a rebateu na hora. "Eu mostrei o vídeo, tinha a prova".

Paola diz que contou sobre o ocorrido para alguns pais presentes e conversou com a pessoa responsável pelo posto de saúde. A criança foi vacinada corretamente depois, por outra pessoa.

Perguntada sobre o que pensou na hora e o que acha que pode ter acontecido, Paola responde sem titubear: "Raiva, tristeza, decepção. Acho que foi proposital".

Ela afirma que não consegue reconhecer a pessoa que cometeu o erro, pois estava com máscara.

Prefeitura fala em caso isolado

A prefeitura de Taubaté informou, em nota, considerar um caso isolado. "...esta situação foi pontual e estamos tomando providências administrativas sobre o caso. Vale salientar que a criança não saiu da unidade sem a vacina, ela recebeu a dose no momento em que foi constatada a falha".

De acordo com o comunicado, as equipes de enfermagem das sete unidades da cidade onde os imunizantes são aplicados recebem "orientação, de maneira pessoal e por escrito, sobre os procedimentos técnicos para aplicação da vacina. Ressaltamos que esta estratégia é rotina a cada alteração da grade vacinal atendida, para fins de reforçar todos os cuidados necessários", diz a nota.

Ainda segundo informado pela assessoria de imprensa, a imunização na cidade é segura e Taubaté está com índice alto de vacinação.