Topo

Esse conteúdo é antigo

Idoso de 97 anos faz sucesso com cambalhota em piscina no RS; veja

Artur Barreto, 97, teve performance aplaudida por outros banhistas - Reprodução/Facebook
Artur Barreto, 97, teve performance aplaudida por outros banhistas Imagem: Reprodução/Facebook

Do UOL, em São Paulo

28/01/2022 14h29Atualizada em 28/01/2022 14h29

Um idoso de 97 anos fez sucesso na piscina de um clube em Bagé, no Rio Grande do Sul, após dar um salto com cambalhota em direção à água.

Artur Barreto, que nasceu em 1924 no interior de Caçapava do Sul, no mesmo estado, conta que sempre gostou de se aventurar em atividades "radicais", começando com o hábito de cuidar de animais ainda na infância.

"Me criei trabalhando, curioso, tudo eu queria aprender. Eu via a tosa de ovelha, queria tosar. Via alguém domando um cavalo e quando tinha 13 anos já domava. Era bem selvagem", disse o idoso em entrevista à RBS, afiliada gaúcha da TV Globo.

Já quando o assunto é a acrobacia que demonstrou na piscina de Bagé, na primeira metade de janeiro, Artur destacou que já pratica o salto há muito tempo e que sempre teve "coragem" para realizar a manobra, mesmo que com menos precisão do que na juventude.

"Fiquei velho virando 'cambota' lá. Eu virava com perfeição, caía e ficava de pé olhando para os caras. Agora as pernas não aguentam e eu tenho que me deixar afundar", brincou o senhor sobre os fins de suas "performances", após a queda na água.

Nas redes sociais, o neto de Artur, Kao, também comemorou a façanha do avô, destacando que ele já pratica a manobra há pelo menos 30 anos no mesmo clube.

"Esse aí é o meu avô, Artur Barreto, ainda dando show aos 97 anos. Sempre foi um peixe dentro d'água e fora dela com suas piruetas, biquinhos e mortais. (...) Há 30 anos ele já dava show no (clube) Caixeiral, sendo o único idoso em meio a gurizada. Ele continua com a corda toda!!!", escreveu o rapaz.