Topo

Esse conteúdo é antigo

Pessoas tentam se salvar de ônibus ilhados em Petrópolis; cenas são fortes

Do UOL, em São Paulo

17/02/2022 12h05Atualizada em 17/02/2022 15h21

Um vídeo gravado por testemunhas registrou o momento em que passageiros tentavam sair de dois ônibus ilhados em meio à inundação causada pelo temporal que atingiu Petrópolis (RJ) na terça-feira (15), deixando pelo menos 105 mortos.

Durante a tempestade, que em três horas registrou volume superior ao esperado para fevereiro inteiro, os veículos foram arrastados para dentro de um rio. O UOL busca o Setranspetro (Sindicato das Empresas de Transporte Rodoviário de Petrópolis) para obter mais informações sobre desaparecidos.

As imagens gravadas no momento do incidente mostram pessoas saindo pelas janelas dos veículos e se apoiando no topo dos ônibus, que estavam instáveis por conta da movimentação da enxurrada. Alguns dos passageiros ainda decidiram pular na água e nadar à procura de outro local.

Nas redes sociais, o sindicato não comentou o caso, informando já na manhã de hoje que as empresas de ônibus em Petrópolis estão "restabelecendo a operação de dezenas de linhas, nesta quinta-feira (17)".

"Os coletivos voltam a circular em caráter emergencial, com redução de horários e frota reduzida, em razão de toda a dificuldade viária e a falta de colaboradores, que não conseguiram chegar ao trabalho, principalmente, no primeiro distrito que é a região mais atingida pelas chuvas", afirmou o comunicado emitido pelo órgão.

Apesar do serviço limitado, não há previsão para que o sistema de transporte da cidade volte a funcionar normalmente, destacou o Setranspetro, já que ele foi "gravemente atingido pela tempestade e vai precisar de tempo e recursos para se restabelecer".

Rapaz foi reconhecido pela família em vídeo

Um rapaz de 17 anos, identificado apenas como Gabriel, foi reconhecido pela família como um dos passageiros dos ônibus.

Donizete, um tio do rapaz, contou a um repórter da TV Globo que parentes viram o adolescente saindo da janela de um dos veículos e logo depois sendo levado pela correnteza nas imagens gravadas por testemunhas, que ganharam repercussão também nas redes sociais,

Apesar da pista, a família não recebeu nenhuma notícia oficial sobre Gabriel desde terça-feira (15). No momento da entrevista ao Bom Dia Rio, Donizete visitava o IML (Instituto Médico Legal) em busca do paradeiro do sobrinho.