Topo

Esse conteúdo é antigo

Balão cai no aeroporto de Guarulhos e parte fica presa a avião da Gol

Balão fica preso a avião da Gol - Reprodução/Redes Sociais
Balão fica preso a avião da Gol Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Do UOL, em São Paulo

20/02/2022 17h47

Um balão não tripulado caiu no Aeroporto Internacional de Guarulhos (SP) na manhã de hoje. Parte dele ficou sobre a cauda de um avião da Gol, que estava estacionado no pátio.

De acordo com a companhia aérea, e com a administração do aeroporto, ninguém ficou ferido. O incidente também não atrapalhou os pousos e decolagens do dia.

A GRU Airport, empresa que administra o aeroporto disse que o balão caiu no pátio por volta de 8h40. As atividades no local ficaram suspensas até que equipes da concessionária retirassem o material e foram normalizadas menos de 10 minutos depois.

"Por mais que no Brasil a soltura de balões seja crime, ainda é frequente esse tipo de prática. Em 2020, a concessionária contabilizou mais de 33 ocorrências com balões. Em 2021, foram 44 registros", diz a nota divulgada pela GRU.

A Gol informou que a aeronave atingida estava em processo de embarque de um voo com destino a Buenos Aires. Segundo a companhia aérea, equipes do aeroporto e de manutenção da empresa "atuaram com agilidade para a retirada do balão, garantindo a segurança dos passageiros e de todos os envolvidos na operação". A aeronave não sofreu danos e foi liberada para seguir viagem

"A Companhia reforça que soltar balão é crime e põe em risco o espaço aéreo, já que os balões podem colidir com aeronaves, enroscar nas turbinas dos aviões, provocar incêndios ou até mesmo cair na pista sobre aeronaves em abastecimento", reforçou a Gol, por meio de nota.

Balão não tripulado cai em pátio do Aeroporto de Guarulhos  - Reprodução/Redes Sociais - Reprodução/Redes Sociais
Balão não tripulado cai em pátio do Aeroporto de Guarulhos
Imagem: Reprodução/Redes Sociais

Apesar de a prática ser crime no Brasil, ninguém foi preso até o momento. A Secretaria de Segurança Pública de São Paulo disse, por meio de nota, que o caso foi registrado pela 3ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), localizada no aeroporto, e que a unidade "realiza diligências para identificar a pessoa que soltou o objeto". De acordo com a SSP, em 2021 43 pessoas foram presas e 113 balões apreendidos no Estado.

"O caso citado foi registrado como 'fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano', pela 3ª Delegacia de Atendimento ao Turista (Deatur), do Aeroporto Internacional de São Paulo (Guarulhos). A unidade realiza diligências para identificar a pessoa que soltou o objeto".

Apesar de ser estampado com a logo do SBT, e imagens de personagens de um programa humorístico do canal, a emissora negou que o balão seja dela. A TV também repudiou a soltura de balões.

"O SBT esclarece que o balão que caiu neste domingo dia 20 no Aeroporto de Guarulhos não tem qualquer relação com a empresa. A emissora não apoia a soltura de balões e espera que as autoridades apurem a responsabilidade do fato", diz a nota da emissora.