Topo

Esse conteúdo é antigo

Câmera mostra moradora agredindo mulher negra em prédio de área nobre de SP

Do UOL, em São Paulo

01/04/2022 22h16Atualizada em 04/04/2022 12h44

Uma moradora de um prédio de classe alta na Rua Oscar Freire, no bairro dos Jardins, zona oeste de São Paulo, é acusada de agressão e injúria racial contra uma cozinheira negra que trabalhava no edifício.

Câmeras de segurança do local flagraram o momento em que a mulher, identificada como Patrícia Brito Debatin, teria ofendido a funcionária Eliane Aparecida de Paula, enquanto ela estava sentada em um banco à espera de um transporte para voltar do serviço para casa.

"Ela virou para mim assim: 'que negra esquisita, que mulher esquisita, o que ela está fazendo aí?'. Ela já me aborda nesse tom", narrou Eliane em entrevista ao Jornal Nacional. Após informar à moradora que ela estava cometendo um ato de racismo, Eliane foi empurrada e decidiu ligar para a polícia.

Quando Patrícia tenta retornar para o apartamento, Eliane tenta impedi-la para aguardar a chegada dos policiais e é agredida. Patrícia puxa o cabelo dela, dá joelhadas e bate a cabeça da mulher contra a parede. Elas são separadas por um funcionário do prédio.

De acordo com informações do Jornal Nacional, o caso foi registrado em 22 de outubro de 2021, mas a investigação só foi iniciada pela Polícia Civil ontem, quando o vídeo foi fornecido após uma decisão judicial.

O caso foi registrado como lesão corporal e injúria racial.

As imagens ficaram sob proteção do condomínio no qual a mulher morava com justificativa de não poder ser divulgadas por infringir a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais). O síndico, porém, teria afirmado à Justiça que as imagens registraram a agressão.

O UOL entrou em contato com a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo e com o advogado de Eliane Aparecida de Paula em busca de mais informações sobre o assunto, mas não recebeu retorno até o momento.

Errata: este conteúdo foi atualizado
A versão inicial do título da matéria informava que a moradora do prédio era suspeita de agredir uma mulher negra, quando na verdade as imagens mostram claramente a agressão.