Topo

Esse conteúdo é antigo

Padre é suspenso após ser visto em festa à fantasia junto a 'demônio' no CE

Do UOL, em São Paulo

26/09/2022 18h30Atualizada em 27/09/2022 15h09

Um padre foi afastado temporariamente das funções religiosas após ser visto em uma festa à fantasia acompanhado "de alguém fantasiado de demônio", segundo informou a Diocese de Sobral. Renato Welton Farias Bôto é pároco em Martinópole (CE) e as imagens dele no evento Aviões Fantasy, em Fortaleza, geraram polêmica nas redes sociais.

De acordo com a Diocese de Sobral, o padre estava "trajando uma fantasia que se assemelhava a uma batina e acompanhando de alguém fantasiado de demônio", o que produziu "um enorme mal-estar no clero e entre os fiéis leigos."

Nas imagens, compartilhadas nas redes sociais, o padre grava a si mesmo dentro do evento e é possível observar um homem com uma capa vermelha e tiara de chifre conversando com outro rapaz.

Em nota, o bispo diocesano dom José Luiz Gomes de Vasconcelos disse que chamou o pároco no dia 21 para prestar esclarecimentos sobre o "comportamento inadequado e absolutamente impróprio para um sacerdote".

"Tanto no que se refere a sua participação em festas dançantes, quanto nas postagens que tem feito frequentemente nas redes sociais, com publicação de fotos inadequadas, de vídeos que não condizem com o estado clerical e de comentários impróprios para um sacerdote", explica o bispo.

O comunicado ainda informa que o padre reconheceu "ter tido comportamento inadequado" e se "mostrou disposto a mudar de conduta".

O bispo ainda informou que combinou com o padre que ele não faria novas publicações "dessa natureza" nas redes sociais e que, a partir do ano que vem, ele terá um "ano sabático" com o intuito de "refletir mais sobre a sua vocação" e aprofundar os estudos.

"Cientes que são grandes as batalhas que os sacerdotes enfrentam todos os dias para viver a sua vocação neste mundo, dediquemos diariamente as nossas orações para que para além de bons pastores, pregadores e administradores, que os sacerdotes sejam santos", finaliza comunicado.

O UOL tentou contato com o padre por telefone e redes sociais, mas não obteve retorno até a publicação desta reportagem. O espaço será atualizado assim que houver manifestação.