10/05/2007 - 14h52
Ambição no trabalho: que mal há nisso?
SÃO PAULO - Ambição. De acordo com o "Novo Aurélio, o dicionário da língua portuguesa", a palavra significa "desejo veemente de alcançar aquilo que valoriza os bens materiais ou o amor-próprio (poder, glória, riqueza, posição social etc.).
Vista muitas vezes como um defeito, no meio corporativo ela pode ser considerada uma grande virtude, inclusive no que toca a parte financeira.
Mulheres ambiciosas ganham mais
No livro "Mulheres Ambiciosas Ganham Mais", a psicóloga e consultora Debra Condren resgata o conceito de ambição como algo positivo e até mesmo necessário para mulheres que estejam atrás do reconhecimento.
No mercado competitivo de hoje, onde as mulheres estão cada vez mais presentes e em cargos de confiança, é importante que elas se sintam e se mostrem capazes.
"Não seria ótimo se as mulheres pudessem ignorar o que a nossa cultura pensa sobre as mulheres altamente realizadoras e eliminar o fator medo de nosso planos de ambição? Imagine como isso mudaria toda a nossa perspectiva", argumenta Debra.
Ambição com classe
Cargos para homens e para mulheres é coisa do passado. Atualmente, mulheres lideram equipes, são chefes de família e cumprem diversas tarefas, tanto quanto os homens.
A ambição, nessas horas, deve entrar como um degrau na vontade de crescer. Mostrar que tem perspectivas e planos ousados para o futuro não é arrogância, mas, sim, coragem. Lance idéias novas, prepare projetos, mostre-se disponível para as tarefas, ambicione. Que mal há nisso?