UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

30/08/2007 - 08h47

Você sabe a diferença entre técnico, gerente e supervisor?

SÃO PAULO - Gerentes, técnicos e supervisores. Existem alguns termos bastante comuns no dia-a-dia de trabalho, os quais nomeiam posições e cargos. No entanto, muitas pessoas sequer sabem seu significado e quando devem ser empregados.

Para que você não tenha mais dúvidas, veja abaixo a tradução destes termos, para que você não erre mais, e quais as atribuições a cada termo.

Técnico é tática

O termo é bastante utilizado na área de esportes, quando as pessoas se dirigem a quem comanda e coordena a equipe. Além desta denominação, chama-se de técnico quem tem conhecimento de alguma técnica, como técnico em informática, o qual sabe como utilizar a ferramenta internet.

De acordo com o dicionário Novo Aurélio, técnico é a pessoa que aplica determinada técnica, ou seja, ele é especialista, perito ou expert em determinado assunto: técnico em administração, em educação e outros.

Para ser um técnico é preciso ter conhecimentos de táticas e estratégias do trabalho a ser realizado e não somente saber comandar e organizar um grupo, como o que faz um líder que gerencia ou supervisiona.

Gerente planeja

Que ou quem administra negócios, bens ou serviços. Esta é a maneira com que o dicionário Novo Aurélio define a palavra gerente, o que mostra que suas funções são diferenciadas do técnico, que precisa apenas ter conhecimento da técnica e, por isso, também pode ser tonar um gerente.

Isso porque, além de como fazer, ele ainda pode planejar e controlar a execução do trabalho de seus subordinados no dia-a-dia de uma empresa.

Supervisor inspeciona

O termo supervisionar costuma ser utilizado na indústria, quando um funcionário realiza o mesmo trabalho que os demais em seu segmento, mas ganha um adicional em seu salário para verificar como anda o processo para o dono da companhia.

A supervisão é um passo atrás da gerência, já que quanto mais especializada e exercida para um número maior de funcionários, sem funções produtivas, pode tomar a posição de planejamento e controle.

Shopping UOL