O dólar comercial opera em baixa nesta quinta-feira e, pela primeira vez desde agosto de 2000, é vendido por menos de R$ 1,80.
Às 15h15, o dólar comercial era vendido a R$ 1,793. No mesmo horário, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) subia 0,11%, atingindo 63.268 pontos. Mais cedo, a pontuação superou os 64 mil pontos pela primeira vez.
A moeda norte-americana voltou à sua trajetória de queda depois que os mercados de ações foram se recuperando da crise iniciada no final de julho.
A alta da Bovespa contribui para a desvalorização do dólar porque investidores estrangeiros vendem o dinheiro americano no Brasil para comprar papéis de empresas nacionais.
O aumento da oferta de dólares tende a diminuir o seu preço.
Nos últimos dias, o câmbio tem traçado uma linha predominantemente de queda, depois da alta de 4,2% em agosto - momento em que se intensificou a crise de crédito nos EUA.
Em setembro, houve queda de 6,5% no dólar. Desde o início de outubro até ontem (dia 10), a moeda americana caiu 1,6% em relação ao real.
Como resposta à retomada da tendência de baixa, o Banco Central voltou a realizar leilões de compra de dólares à vista na última segunda-feira, dia 8, o que pressionaria para cima o valor dessa moeda.
Esse tipo de atuação era uma rotina diária do BC que havia se iniciado no ano passado. Foi interrompida apenas em meados de agosto, com a turbulência das Bolsas de Valores.
Em termos estruturais, a desvalorização do dólar vem ocorrendo fortemente neste ano por conta da intensa entrada da moeda americana no país. Um dos motivos é o grande volume de exportações de produtos nacionais.
(Com informações de Reuters e Valor Online)