UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

Finanças pessoais

>

Previdência

>

Aposentadoria integral

O que é que eu faço, Sophia?
Claudia Tamasi

Tenho 15 anos de contribuição na iniciativa privada e 30 anos de idade. Pergunto: se me tornar professora pública, como fica o meu cálculo para aposentadoria integral?

Se se tornar professora pública depois da reforma não terá direito à aposentadoria integral.

Maria Teresa

Estou há 25 anos no tribunal de Justiça, tenho 38 anos, comecei a trabalhar com 13 anos de idade. Poderia me aposentar com 80% agora, se não tivessem mudado a idade mínima para 48 anos. Com a nova lei, só poderei me aposentar com 55 anos?

Se quiser receber aposentadoria integral, sim.

Dilmar

Já tenho direito à aposentadoria. Preciso correr para me aposentar ou posso continuar trabalhando, podendo exercer meu direito a qualquer tempo, nas condições atuais?

Poderá pedir aposentadoria a qualquer tempo, com as condições atuais.

Guia básico

Como funciona hoje a aposentadoria integral e como ficará com a reforma?

Hoje: o funcionário público tem aposentadoria integral, ou seja, se aposenta com o mesmo salário que tinha quando estava trabalhando. Pela reforma: O servidor atual poderá se aposentar com o último salário, mas deverá respeitar os seguintes critérios: contribuição de 35 anos (para os homens) e 30 anos (para as mulheres), além de 20 anos de carreira e dez no cargo. Para os futuros servidores, não haverá aposentadoria integral.

Maria Aparecida

Sou funcionária pública e completo 48 anos em abril de 2004 e em agosto do mesmo ano vou completar 30 anos de contribuição. Se for aprovada a reforma, terei que trabalhar mais 7 anos?

Se quiser aposentadoria integral, sim. A senhora não tem direito adquirido.

Shopping UOL

Shopping UOL