09/07/2007 - 08h07
IR 2007: consulta ao 2º lote de restituições será aberta nesta segunda-feira

SÃO PAULO - Atenção contribuintes: a Receita Federal liberará a consulta ao segundo lote do Imposto de Renda 2007 (ano-base 2006) nesta segunda-feira (09). As consultas ao lote estarão disponíveis pela internet - www.receita.fazenda.gov.br - ou pelo Receitafone (0300 789 0300) a partir das 8h.
Quase R$ 1 bilhão em restituições serão liberados para 735.453 pessoas que têm direito a receber.
Outras 63.362 pessoas tiveram saldo de imposto a pagar, correspondendo a R$ 83.659.656,12. A Receita apurou ainda que outros 53.119 contribuintes não tiveram nem imposto a pagar nem a receber.
Depósito em conta
O dinheiro, que estará disponível para saque no dia 16 de julho, virá corrigido em 2,94%, referentes a taxa Selic de maio e junho e 1% de julho.
Quem não informou a conta-corrente para crédito da restituição poderá ir a uma agência do Banco do Brasil e pedir a transferência do dinheiro para qualquer banco em que seja correntista.
A restituição ficará disponível no banco pelo prazo de um ano. Se o contribuinte não fizer o resgate nesse tempo, deverá requerê-lo com o Formulário Eletrônico - Pedido de Pagamento de Restituição, disponível na internet.
Quem tem prioridade?
Caso você faça parte do grupo de contribuintes que efetivamente tem direito à restituição do imposto pago a mais no decorrer do ano passado, saiba que a Receita dá prioridade às declarações enviadas pela internet.
Em seguida, serão liberadas as restituições de declarações entregues por disquete. Por último, ficam as declarações entregues em formulário impresso.
Esse critério, no entanto, é válido para quem entregou a declaração dentro do prazo, ou seja, até o último dia 30 de abril. Já quem perdeu o prazo fica fora destes critérios e pode ter de esperar muito pela liberação da sua declaração. O mesmo vale para as retificações efetuadas após o prazo de entrega.