UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

Imposto de Renda

04/09/2007 - 13h12

Imposto de Renda: novo e-mail falso é enviado em nome da Receita Federal

SÃO PAULO - Está circulando na internet um e-mail falso em nome da Receita Federal do Brasil, com o título "solicitação de retificação do IR". Em nota à imprensa, a Receita informou que não envia mensagens sem autorização do contribuinte nem autoriza parceiros e conveniados a fazê-lo em seu nome.

As mensagens falsas possuem nomes e timbres oficiais e convocam o contribuinte para regularizar pendências com a Receita Federal, como problemas no CPF e erros na declaração ou na restituição do Imposto de Renda.

A intenção dos falsários é, por meio desta mensagem, obter ilegalmente informações fiscais, cadastrais e, principalmente, financeiras dos contribuintes.

Procedimento

A Instituição esclarece quais procedimentos devem ser seguidos, no caso do recebimento de um e-mail em nome da Receita Federal. Confira:

  • Não abrir arquivos anexados, pois normalmente são programas executáveis que podem causar danos ao computador ou capturar informações confidenciais do usuário;


  • Não acionar os links para endereços da Internet, mesmo que lá esteja escrito o nome da RFB, ou mensagens como "clique aqui", pois não se referem à Receita Federal;


  • Excluir imediatamente a mensagem.


Para esclarecimento de dúvidas ou informações adicionais, os contribuintes podem procurar as unidades da Receita, acessar a página na internet (www.receita.fazenda.gov.br) ou entrar em contato com o Receitafone (0300 789 0300).

Extrato Simplificado de Processamento

A única forma segura de saber se há alguma pendência em relação à declaração entregue este ano é por meio do site da Receita Federal.

Dentro do site, o contribuinte deve clicar no link "IRPF - Extrato e Restituição", em seguida, clicar em Extrato Simplificado, informar o número do CPF e do recibo e verificar se há alguma pendência que possa ser resolvida.

CALENDÁRIO

Shopping UOL