UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

04/01/2005 - 09h00

Folha e UOL se unem para abrir o capital

Da Folha de S.Paulo
A Folha e o UOL (Universo Online) passaram a integrar uma mesma companhia, a "holding" Folha-UOL S.A. Com a fusão das duas empresas, o grupo se torna na prática o segundo conglomerado de mídia do Brasil, com faturamento estimado em R$ 1,3 bilhão.

Controladora tanto do UOL como da Empresa Folha da Manhã, que publica a Folha, a família Frias manterá o controle da Folha-UOL. Sua participação no capital da nova empresa é de 79%. Os restantes 21% são detidos pela Portugal Telecom, empresa portuguesa que atua na exploração de telefonia celular no Brasil -em associação com a Telefónica da Espanha controla a Vivo.

A Portugal Telecom se torna, assim, a primeira companhia estrangeira a ter presença acionária em um grande jornal brasileiro, desde que a Constituição foi alterada, em 2002, para permitir que capitais estrangeiros pudessem ingressar, até o limite máximo de 30%, em empresas nacionais de comunicação. Antes da fusão, a empresa portuguesa já era sócia minoritária do UOL.

Com a consolidação agora realizada, a Folha-UOL continuará a compartilhar o controle do jornal "Valor Econômico" com as Organizações Globo. Manterá o controle da Gráfica Plural, a maior empresa de impressão off-set do país, em sociedade com a norte-americana Quad Graphics.

O presidente da Folha-UOL, Luís Frias, afirmou que a consolidação visa à abertura de capital em futuro próximo. "Estamos trabalhando para apresentar a melhor oportunidade para o mercado: segunda empresa do setor em tamanho, líder no que faz, dívida zerada até o final de 2005 e companhia profissionalizada."

Fundada em 1921, a Folha é o jornal de maior circulação no Brasil e um dos periódicos mais influentes do país.

Além do jornal "Agora São Paulo", a empresa que publica a Folha mantém, entre outros ativos, o Folha Online (segundo noticiário mais visitado na internet brasileira), o instituto de pesquisas Datafolha, a Agência Folha e o Publifolha (editora de livros e vídeos).

Com mais de 1,3 milhão de assinantes e 7 milhões de visitantes únicos por mês, o UOL, criado em 1996, é o maior portal de internet da América Latina.

Shopping UOL