UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

20/01/2006 - 10h17

INSS tem site para aposentado ver se precisa recadastrar-se

Da Redação
Em São Paulo
O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) divulgou endereço na Internet para consulta sobre o recadastramento de aposentados e pensionistas. O prazo está terminando para os segurados convocados em outubro do ano passado. Eles devem procurar o banco pagador do benefício até 17 de fevereiro. Caso contrário, o pagamento será cancelado.

Como os pensionistas podem ter dúvidas se foram ou não chamados, o INSS divulgou um site que permite verificar a situação. Basta digitar o número do benefício que vem impresso nos extratos do órgão recebidos normalmente pelos aposentados. O governo também oferece informações do censo pelo PrevFone no número 0800-780-191.

Se tiver sido convocado, é preciso ir ao banco onde normalmente recebe a aposentadoria. Segundo a Agência Brasil, órgão oficial de divulgação do governo federal, quem puder comparecer ao banco, por questões de saúde ou outros motivos, pode mandar um procurador ou representante legal, que deve levar todos os documentos necessários. A lista do que é necessário também está na Internet .

O procurador deverá estar cadastrado no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O cadastro do representante legal (curador ou tutor) também deverá constar na Previdência Social. A condição de procurador poderá ser regularizada por meio de procuração pública, emitida por cartório, ou procuração particular, apresentada à agência da previdência social mantenedora do benefício.

O beneficiário poderá ser representado por procurador apenas no casos de ausência por motivo de viagem, doença contagiosa ou impossibilidade de locomoção.

O Ministério da Previdência Social está convocando por meio de carta e edital os aposentados e pensionistas para atualizarem seus dados para o Censo Previdenciário.

Para a atualização do cadastro, os segurados devem apresentar o Cadastro de Pessoa Física (CPF), um documento de identidade (como RG, carteira de trabalho, passaporte, carteira de habilitação ou registro do conselho profissional), comprovante de residência, Número de Identificação do Trabalhador (NIT) e título de eleitor.

(Com informações da Agência Brasil)

Shopping UOL