UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA

13/07/2007 - 15h16

Nordeste é a região que gera menos vagas; Centro-Oeste lidera

Da Redação
Em São Paulo
Embora o ministro do Trabalho, Carlos Lupi, tenha sido otimista em sua declaração sobre a influência do PAC nos números da expansão recorde do emprego, e dos alardeados esforços e investimentos do governo para o desenvolvimento do Nordeste, foi essa a região que menos registrou abertura de novas vagas no setor formal.

Enquanto o Centro-Oeste --impulsionado pelo agronegócio-- teve aumento de 5,09% dos postos formais com carteira assinada, e o Sudeste ampliou em quase 5% suas vagas (veja tabela), o Nordeste registrou evolução de apenas 0,39% no semestre.

VAGAS CRIADAS POR REGIÃO
Centro-Oeste98.9085,09
Nordeste16.1650,39
Norte34.4533,07
Sudeste756.2584,94
Sul189.7193,68
RegiãoVagasVariação (%)
Na análise dos dados por Estado, a situação nordestina é ainda mais crítica. Alagoas eliminou mais vagas do que criou, entre janeiro e junho deste ano, fechando com saldo negativo de 34.970 postos (-13,16%). Também obtiveram números negativos, com mais demitidos que contratados com carteira, Paraíba (-1,60%), Rio Grande do Norte (-0,30%) e Pernambuco (-0,26%).

O saldo da região sai do vermelho com a força empregadora da Bahia e do Maranhão, com aumento no número de vagas formais de 3,41% e 3,80% respectivamente.

Na comparação nacional proporcional, o Estado que mais criou vagas foi o Mato Grosso (aumento de 8,26%), seguido de Minas Gerais (6,23%) e São Paulo (5,38%). O Rio, mesmo com as obras do Pan, registrou aumento menor, de 2,36%, no número de empregos registrados em carteira.

Shopping UOL