SÃO PAULO - A luz vermelha que indica que o eletrodoméstico está ligado na tomada significa mais gastos para o seu bolso. Isso porque aparelhos em modo "stand by" consomem energia e são responsáveis por um valor entre 15% e 20% da conta de luz, segundo afirmou Dino Lameira, engenheiro do Inmetro.
"Eles ficam conectados à tomada e à rede elétrica e, por isso, consomem energia. O aparelho da TV a cabo e o carregador de bateria do celular, por exemplo, ficam até quente porque estão puxando energia", disse Lameira.
Ainda de acordo com ele, o ato de desligar o aparelho mexe com o conforto do consumidor, que tem que ir até a tomada. Por este motivo, é difícil mudar o hábito e economizar. "O conselho que dou é que as pessoas desliguem o aparelho tanto quanto for possível".
Simulador
Para que você tenha noção de quanto gastam os eletrodomésticos em modo "stand by", veja a simulação* feita pela Associação Brasileira de Defesa do Consumidor (Pro Teste) com os aparelhos ligados 24 horas durante 30 dias.
| Aparelho |
Potência (W) |
Gasto mensal (R$) |
Gasto anual (R$) |
| Televisão |
7 |
1,49 |
17,88 |
| Videocassete |
12 |
2,55 |
30,60 |
| Rádio relógio |
2 |
0,43 |
5,16 |
| Forno de microondas |
5 |
1,06 |
12,72 |
| Recarregador de bateria |
3 |
0,64 |
7,68 |
| Secretária eletrônica |
3 |
0,64 |
7,68 |
| Telefone sem fio |
4,5 |
0,96 |
11,52 |
| Micro system |
6 |
1,28 |
15,36 |
| Som portátil |
2,5 |
0,11 |
1,32 |
| Total |
- |
9,16 |
109,92 |
Fonte: Pro Teste
*Com base na tarifa de energia de junho de 2006 da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica)