! Suez de France deixará a Argentina - 09/09/2005 - Valor Online
UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA


Últimas Notícias


09/09/2005 - 15h08
Suez de France deixará a Argentina

SÃO PAULO - Após várias negociações com o governo argentino, a Suez de France, empresa concessionária de Aguas Argentinas, abandonará a prestação de serviços no país depois de o presidente Néstor Kirchner rechaçar um projeto de acordo que contemplava um aumento escalonado das tarifas no próximo ano.

Segundo o jornal La Nación, o governo, na verdade, não recusou os aumentos. Notou apenas que a exigência dos ajustes figura em um pacto antes das eleições legislativas, marcadas para outubro.

A situação da Suez, uma das principais provedoras de água do mundo, foi defendida pessoalmente pelo presidente francês Jacques Chirac em uma reunião mantida com o dirigente da Casa Rosada em janeiro em Paris.

Ao tomar conhecimento da decisão, o ministro da Economia, Roberto Lavagna, lamentou a posição tomada. Ele era a pessoa que mais lutava por um acerto, sobretudo porque advertia que a saída da Suez do país seria uma notícia de alcance internacional, afetando seriamente o clima dos investimentos estrangeiros na Argentina.

(Juliana Cardoso | Valor Online)