09/09/2005 - 19h37 Risco-país marca 386 pontos, em queda; Global 40 sobe 0,05%
SÃO PAULO - O principal índice de percepção da confiança dos investidores estrangeiros no país mostrava melhora nesta sexta-feira, próximo ao encerramento dos negócios. Por volta das 19h40, o EMBI+ brasileiro, indicador de risco do Brasil calculado pelo Banco JP Morgan Chase, registrava 386 pontos, com decréscimo de 0,26% sobre a sessão anterior, quando marcou 387 pontos.
No mercado secundário de títulos da dívida externa brasileira, o Global 40 - papel mais negociado - verificava alta de 0,05%, saindo a 120,25% do seu valor de face. A alta liquidez confere ao bônus a maior participação na carteira do EMBI+ brasileiro, de 12,7% do total.
O segundo papel mais representativo do índice do JP Morgan, o Global 18 ou A-Bond (Amortizing Bond ou Bônus de Amortização) subia 0,18%, para 104,375% do seu valor de face. O novo título, que responde por 9,2% de toda a carteira, foi emitido para a substituição parcial dos C-Bonds - lançados em 1994 como parte da reestruturação da dívida soberana brasileira.
Até o final de julho - quando houve operação de troca, no valor de US$ 4,4 bilhões, do C-Bond por A-Bond -, a segunda maior fatia no EMBI + brasileiro era do C-Bond, que teve sua cota participativa reduzida de 11% para 2,6% em razão da diminuição do seu estoque em mercado (resta, no mercado, cerca de US$ 1,2 bilhão desse título).
Instantes atrás, este papel operava com alta de 0,06%, transacionado a 100,58% do seu valor de face. Na segunda-feira, o Tesouro Nacional informou que recomprará a totalidade remanescente desses títulos no próximo dia 17 de outubro.
(Valor Online, com agências internacionais)
UOL Busca - Veja o que já foi publicado com a(s) palavra(s)