! IPC-Fipe acumulado em 12 meses é o menor desde julho de 1999 - 04/05/2006 - Valor Online
UOL EconomiaUOL Economia
UOL BUSCA


Últimas Notícias


04/05/2006 - 13h08
IPC-Fipe acumulado em 12 meses é o menor desde julho de 1999

SÃO PAULO - A inflação acumulada em 12 meses na cidade de São Paulo atingiu em abril o menor valor desde a implementação do sistema de metas pelo governo brasileiro, em 1999. De acordo com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), o Índice de Preços ao Consumidor (IPC) na capital paulista acumulou alta de 2,57% no período. Em julho de 1999, a inflação acumulada em doze meses ficou em 1,36% e no mês seguinte saltou para 3,15%. Segundo o coordenador do IPC-Fipe, Paulo Picchetti, tal desempenho reflete, em grande medida, a desvalorização do dólar em relação ao real.

"O efeito sobre os produtos comercializáveis - que acumularam nos 12 meses até abril alta de 0,33% - mostra claramente o papel do dólar puxando o índice para baixo", justificou. Picchetti explica que o dólar tem um efeito direto sobre os produtos potencialmente importáveis, mas também atua de forma indireta sobre o comportamento dos preços através dos insumos e do efeito sobre os IGPs - o que recai, por conseqüência, sobre as tarifas indexadas por esses índices. Além disso, acrescenta o professor, também houve influência das condições favoráveis de oferta agrícola, tanto na produção quanto nas oportunidades de financiamento de safra.

Outro fator positivo foi a conjunção "feliz" da política monetária em um momento em que a atividade econômica continuou crescendo, beneficiada principalmente pelo cenário externo favorável. "Sem comprometer a atividade, conseguiu-se um efeito de política monetária positivo", avaliou Picchetti.

(Paula Laier | Valor Online)