17/05/2007 - 12h11
S & P eleva nota de oito bancos brasileiros; Bradesco e Itaú se tornam grau de investimento

SÃO PAULO - Após elevar ontem a nota do Brasil, colocando o risco soberano do país a apenas um passo do grau de investimento, a agência de classificação de risco Standard & Poor's aumentou hoje a classificação de oito bancos brasileiros. Três deles, Bradesco, Itaú e Itaú BBA, receberam a nota "BBB-", o que os coloca no seleto grupo das companhias consideradas grau de investimento. A nova avaliação dos três bancos foi colocada sob perspectiva positiva.
Para Unibanco, Citibank, Santander e HSBC, a S&P concedeu nota "BB+", com perspectiva positiva, mesma avaliação atribuída ao risco soberano brasileiro. Também elevado a "BB+" , o Banco Votorantim obteve perspectiva estável.
"A elevação dos ratings das instituições financeiras reflete a melhora na qualidade de crédito com base nos próprios méritos delas, bem como o suporte de seus controladores e nossa percepção acerca das melhorias no ambiente operacional em que atuam", disse a S&P em nota.
(Murillo Camarotto | Valor Online)