UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA
ASSINE OS BOLETINS:
DICAS DE PORTUGUÊS,
UOL VESTIBULAR E
UOL LIÇÃO DE CASA


Dicas de Português
Por Paulo Ramos

Qual o plural de pisca-pisca?

As datas comemorativas têm um vocabulário próprio. Com o Natal, não é diferente. Alguns dos termos são usados apenas uma vez ao ano. Por isso, a chance de haver dúvidas no uso é maior.


Um dos problemas que têm chegado a mim é com relação aos plurais. Três em especial: pisca-pisca, Papai Noel e árvore-de-natal.


Primeiro o pisca-pisca. Palavras repetidas colocam no plural apenas o último termo. Reco-recos, teco-tecos, pisca-piscas. A novidade é o ornamento natalino admite também uma segunda forma plural, segundo os dicionários: piscas-piscas. Tanto uma quanto outra estão corretas.


Papai Noel segue a linha dos demais substantivos. Os dois termos vão para o plural. Há duas pessoas vestidas de Papai Noel. Logo, há dois Papais Noéis.


Árvore-de-natal (se escreve desse jeito mesmo, com hífen) é um substantivo composto ligado por preposição. Nessa situação, vai para o plural somente a primeira palavra. Uma árvore-de-natal, duas árvores-de-natal.


Esta coluna volta na terça-feira. Excelente Natal a todos, com muitos pisca-piscas, árvores-de-natal, Papais Noéis e o que mais surgir. De preferência no plural.


Um abraço,
Paulo Ramos


Paulo Ramos é jornalista, professor e consultor de língua portuguesa do Grupo Folha-UOL.

E-mail: peramos@uol.com.br



PEGADINHAS
mais pegadinhas
Ditado de Palvras