Topo

Inep diz que 71 candidatos pediram para ver redação do Enem 2011; só um teve nota alterada

Do UOL, em São Paulo

10/01/2012 16h51

O Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais) afirmou nesta terça-feira (10) que 71 candidatos entraram na Justiça para ter o direito de ver a redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. Todos os que pediram, afirma o Inep, receberam uma cópia da prova. Segundo o órgão, entre eles, 27 pediram que a nota fosse alterada. Os textos foram recorrigidos, mas só um conseguiu a mudança. 

O edital do Enem 2011 não prevê a possibilidade de recurso ou de vista da prova. Os textos são corrigidos por dois avaliadores. Quando as notas dadas por eles têm uma diferença de 300 pontos, um terceiro corretor é chamado para reavaliar o teste. Nesta terça, o procurador da República Oscar Costa Filho pediu  à Justiça Federal que estenda a todos os candidatos o direito de ver as redações corrigidas

Em uma busca na Justiça Federal de todos os Estados (e nos Tribunais Regionais Federais), a reportagem do UOL Educação encontrou 19 decisões, espalhados por Ceará (12 casos), Rio de Janeiro (quatro), Rio Grande do Sul (dois) e São Paulo (um).

No Rio de Janeiro, de acordo com o TRF-2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), há pelo menos mais dois pedidos tramitando. As seis solicitações estão nas mãos de seis desembargadores diferentes. Os quatro pedidos já concedidos foram aceitos por meio de liminar pelo desembargador plantonista, no último final de semana.

Em São Paulo, um estudante teve a nota alterada de 0 para 880 após entrar na Justiça com um pedido de vista da redação, mesmo sem mostrar a prova. Após o Judiciário negar um pedido de reconsideração da decisão, o ministério prometeu que exibiria a cópia ainda nesta terça-feira (10).

Já no Ceará, o juiz federal de plantão Leonardo Resende Martins determinou, após um pedido conjunto de dez candidatos e de dois individuais, que devem ser fornecidos aos estudantes o modelo padrão de resposta, as cópias da prova de redação e seus espelhos de correção. A decisão foi expedida no dia 5 de janeiro em "caráter" de urgência diante do prazo de inscrição para participação no processo seletivo do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), que teve início no dia 7 de janeiro.