Topo

Nota de corte em medicina na UFF no Sisu supera pontuação máxima do Enem 2011

Do UOL, em São Paulo

11/01/2012 20h26

O curso de medicina da UFF (Universidade Federal Fluminense) tem a maior nota de corte do Sisu (Sistema de Seleção Unificada) 2012 -e está acima da maior nota possível que um estudante poderia ter tirado no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) 2011. Nesta quarta-feira (11), a nota mínima da carreira estava em 913,13, por causa do bônus de 20% dado a alunos de escolas públicas municipais e estaduais.

Se forem somadas e divididas por cinco as notas máximas em cada uma das matérias do Enem, mais a redação, a média final seria 881,76. A UFF determina peso um para as disciplinas.

Em outros cursos de medicina, as notas são altas, mas não superam as da instituição fluminense. Na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), por exemplo, a nota de corte é 822,56, para 96 vagas; na UFU (Universidade Federal de Uberlândia), 817,83, para 20 vagas.

São oferecidas 36 vagas pelo Sisu e 144 pelo vestibular tradicional. A partir do próximo processo seletivo, a UFF usará somente as notas do Enem.

Só alunos de escolas públicas

A nota alta da UFF pode fazer com que todos os 36 aprovados no Sisu em medicina sejam de escolas públicas, já que, por não receber bônus, a nota máxima que um aluno de instituição particular pode ter é exatamente a média das cinco maiores do Enem -881,76.

Descontando-se o bônus de 20% da nota de corte, chega-se à nota real 760,94. Como as notas de corte mudam diariamente, é possível que essa “nota mínima” seja ainda maior no fechamento do sistema.

O coordenador-geral do vestibular da UFF, Néliton Ventura, disse que a função do bônus concedidos a alunos da rede pública não é “alijar” ninguém da universidade, mas que ajudaria a corrigir uma distorção. “Escola pública estadual ou municipal não tem o desempenho de uma [escola] privada, de modo que poucos candidatos [hoje] são oriundos de públicas. A gente observa que o desempenho de egressos [de instituições particulares] é bem superior”, disse.