23/11/2005 - 18h51 USP tem 1ª reitora de sua história
Da Redação Em São Paulo
A professora Suely Vilela será a 25ª reitora da USP (Universidade de São Paulo) e a primeira mulher a assumir o cargo na história da universidade. O anúncio foi feito nesta terça-feira (23/11) pelo governador Geraldo Alckmin.
A professora, que recebeu a maioria dos votos já na primeira votação do segundo turno da eleição para reitor, era o primeiro nome da lista tríplice, encaminhada ao governador logo após o término das votações, no dia 8 de novembro. Adilson Avansi de Abreu e Hélio Nogueira da Cruz completavam a lista.
Atual pró-reitora de Pós-Graduação da USP, Suely graduou-se em farmácia e bioquímica pela FCFRP (Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto), em 1975. Sua carreira acadêmica foi construída na USP, onde fez mestrado, doutoramento, pós-doutoramento e livre-docência. Desde 1996, é professora titular do Departamento de Análises Clínicas, Toxicológicas e Bromatológicas da FCFRP, onde também foi diretora de 1998 a 2001. Foi professora visitante em universidades na França, Chile, Costa Rica, Inglaterra, Itália, Cuba, Estados Unidos e Espanha.
A posse da nova reitora está prevista para o dia 26 de novembro, às 19h, no Palácio dos Bandeirantes, sede do Governo do Estado de São Paulo. O mandato é de quatro anos.
|