UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

27/01/2006 - 09h00
Saiba como e onde pedir a carteira internacional de estudante

Da Redação
Em São Paulo


O STB (Student Travel Bureau) já está recebendo os pedidos para a confecção de carteiras internacionais de estudante com validade até março de 2007.

Os interessados podem solicitar o documento por meio do site do STB ou em uma de suas 43 lojas no Brasil. Nas lojas, a emissão é feita na hora. No caso dos pedidos feitos pela Internet, o documento é enviado pelos Correios e chega em até 15 dias no endereço apontado pelo estudante. O documento custa R$ 35.

Representantes de diretórios acadêmicos e centrais de estudantes podem solicitar ao STB a presença de um representante na unidade de ensino, para a emissão de carteiras no local.

Podem solicitar a carteira os estudantes do ensino fundamental, médio, graduação, pós-graduação, mestrado, MBA (Master in Business Administration), doutorado e cursos no exterior com duração mínima de 12 semanas.

Também têm direito ao documento os alunos de cursos técncos e pré-vestibulares. Nesse caso, o estudante pode aproveitar as vantagens de toda a rede mundial, mas o benefício de meia entrada só vale para o município de São Paulo, em função da Lei Municipal 13.715. Sendo assim, vale tirar a carteirinha nacional.

Não podem solicitar a carteira os alunos de cursos de inglês, informática, arte, teatro, culinária, acupuntura, yoga e todos os outros cursos livres que não sejam autorizados pelo MEC (Ministério da Educação).

Para tirar o documento, o estudante precisa apresentar boleto de mensalidade ou declaração da instituição de ensino e carteira de identidade.

Validade e vantagens
A carteira internacional é a única identidade estudantil reconhecida no mundo inteiro e já facilitou o acesso de mais de 40 milhões de alunos a eventos culturais no exterior. Esse é o único documento que a Unesco (United Nations Educational Scientific and Cultural Organization) reconhece como prova de que um estrangeiro é estudante.

A validade da carteira do estudante começa em janeiro de 2006 e termina em 31 de março do ano seguinte. No Brasil, cerca de 700 mil pessoas têm documento. No mundo, há cerca de 1 milhão, segundo o STB.

No Brasil, a certeira internacional de estudante dá direito a meia-entrada em cinemas, teatros, shows e eventos esportivos, descontos em passagens rodoviárias e aéreas, no Submarino e em videolocadoras, academias, livrarias, restaurantes, hotéis e motéis, lojas de roupas, farmácias, cursos e aluguel de carros.

Em 106 países do mundo, a carteira também dá descontos em passagens de avião, trem, ônibus e barcos, aluguel de carros, hotéis, motéis, albergues, museus, exposições, parques, bares, restaurantes e lanchonetes, boates, cinemas e lojas.

Ao tirar o documento, o aluno conta com o ISIC (Emergency Help Line), um serviço telefônico gratuito, que funciona 24 horas e, em caso de emergências no exterior, oferece informações sobre procedimentos legais -as telefonistas podem entrar em contato com a embaixada ou consulado brasileiro mais próximos e indicar um advogado-, conselhos e indicação de médicos, envio de mensagens para a família no Brasil. Também ajuda a obter novos documentos em caso de roubo ou perda.

Quem apresentar o documento nas unidades Ibis e Formule 1 do Brasil, Argentina e Uruguai tem direito a café da manhã para dois, a cada diária paga.

"O novo benefício, válido até dezembro de 2006, representa fielmente o propósito da Carteira de incentivar a integração cultural entre os jovens e estudantes de todo o mundo", avalia Claudia Martins, gerente de marketing do STB.

A promoção é válida para qualquer dia da semana, em alta e baixa temporada. A reserva deve ser feita pela Internet, nos sites das redes Ibis e Fórmula 1 ou na página do portador de carteira de estudante. Neste caso, é preciso acessar ícone "Promoção Imperdível" e digitar o número da sua carteira. É obrigatória a apresentação do documento dentro do prazo de validade no ato do check-in.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (0/xx/11) 3038-1555 ou no site www.stb.com.br.






ÚLTIMAS NOTÍCIAS
25/03/2008

16h27- "Salário de professor só aumenta em ano eleitoral", diz ministro

16h19- Acordo ortográfico não tem obstáculo na CPLP, diz Portugal

15h26- Ministro da Educação diz que só um sexto dos alunos chegará à universidade

15h05- Começa sabatina com ministro da Educação Fernando Haddad

12h54- UOL transmite sabatina com ministro da Educação às 15h

12h33- Como a Finlândia fez para ter as melhores escolas do mundo

11h00- MEC classifica 37 municípios como modelos de ensino público

10h52- Cinco pés de maconha são achados em campus da UFSC

10h17- Federal da Paraíba recebe inscrições para vagas remanescentes

09h23- Governo investiga receita de sucesso no ensino de 37 cidades

ÍNDICE DE NOTÍCIAS