UOL EducaçãoUOL Educação
UOL BUSCA

10/05/2006 - 19h37
UOL lança ditados de palavras e de frases em espanhol

Da Redação
Em São Paulo


  • Teste o seu espanhol com ditados de palavras
  • Experimente os ditados de frases em espanhol

    Já está online a nova série de ditados de palavras multimídia (áudio e texto) do UOL Educação, dessa vez em espanhol. São 24 grupos de cinco palavras cada um e 15 temáticos com frases, elaborados com o objetivo de testar a grafia dos vocábulos que mais suscitam dúvidas entre os falantes da língua no Brasil.

    Entre os grupos de palavras, há verbos como "escribir", "probar" e "deber", comumente escritas com "v" pelos brasileiros. Também há grupos que testam o domínio de palavras grafadas com "g", "j", "ll", "rr", "z", "s" e "cc", entre outras.

    Os ditados de frases são mais complexos do que os de palavras, porque envolvem um conhecimento mais avançado de gramática e acentuação. Cada grupo tem cinco frases, separadas por temas, como escola, família, viagem, comida, esportes, música, animais, cores, cultura e profissões.

    Embora algumas escolas de ensino fundamental ofereçam a língua espanhola como disciplina a alunos da quinta à oitava séries, os ditados de frases e de palavras são recomendados para estudantes do ensino médio.

    Os ditados em espanhol foram elaborados pela jornalista Raquel Maldonado, com voz e revisão do professor madrilenho Blas Cámara Osuna.

    Eles seguem o mesmo padrão dos ditados em português, lançados pelo UOL em fevereiro deste ano. No próximo mês, os estudantes e professores também terão ditados em inglês.

    Espanhol nas escolas
    A lei que torna obrigatória a oferta da língua espanhola nas escolas públicas e privadas de ensino médio foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, no dia 5 de agosto de 2005.

    O artigo 1º da lei diz que a escola é obrigada a oferecer a disciplina, mas ao aluno é facultada a matrícula.

    Das 16.621 escolas públicas de ensino médio no Brasil, 6.217 (37,4%) já oferecem a opção de língua espanhola na grade curricular, segundo informações da SEB (Secretaria da Educação Básica) do governo federal. Sergipe é o único Estado do país onde não há oferta da disciplina em nenhuma escola da rede. O prazo para a implantação é de até cinco anos.

    O governo não sabe informar quantas das 6.587 escolas de ensino médio da rede particular no país oferecem espanhol como opção de língua estrangeira.

    Leia também
  • Veja outras dicas de espanhol no UOL Lição de Casa





  • ÚLTIMAS NOTÍCIAS
    25/03/2008

    16h27- "Salário de professor só aumenta em ano eleitoral", diz ministro

    16h19- Acordo ortográfico não tem obstáculo na CPLP, diz Portugal

    15h26- Ministro da Educação diz que só um sexto dos alunos chegará à universidade

    15h05- Começa sabatina com ministro da Educação Fernando Haddad

    12h54- UOL transmite sabatina com ministro da Educação às 15h

    12h33- Como a Finlândia fez para ter as melhores escolas do mundo

    11h00- MEC classifica 37 municípios como modelos de ensino público

    10h52- Cinco pés de maconha são achados em campus da UFSC

    10h17- Federal da Paraíba recebe inscrições para vagas remanescentes

    09h23- Governo investiga receita de sucesso no ensino de 37 cidades

    ÍNDICE DE NOTÍCIAS